Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Árvore das Greves

A Figueira centenária que fica na Praça Victor Konder, em frente ao prédio da Prefeitura, está recebendo uma poda sanitária para retirar os fungos que prejudicam a planta. Os trabalhos, que iniciaram nesta quarta-feira, dia 3, prevêem ainda a aplicação da pasta bordalesa, um produto que protege o tronco e galhos da árvore e a ampliação do espaço onde ficam as raízes. A expectativa é de concluir as atividades até o final da tarde. O professor de Engenharia Florestal da Furb e coordenador da limpeza, Marcelo Diniz Vitorino, explica que a intenção é minimizar os danos causados pelo Cancro, doença ocasionada por fungos que corroem o interior da planta. “Estamos passando uma espécie de impermeabilizante para evitar que outras bactérias penetrem na planta”. Ainda de acordo com Vitorino, a doença não pode ser eliminada, pois já está em fase avançada. “O que podemos fazer é evitar que ela se agrave”. Se tudo ocorrer como planejado, o professor avalia que a árvore possa durar outros 100 anos.

Figueira
A árvore foi plantada em 1903, pelo engenheiro Heinrich Kroehberger. Mais de 70 anos depois, em janeiro 1980, a Figueira ganhou como companhia o prédio da Prefeitura. Desde lá, a planta ficou conhecida como ponto de encontro para manifestos e tomadas de decisão.

Texto Repórter: Julia Voigt (Sítio da PMB)

Um comentário:

Unknown disse...

Bem significativo o fato da figueira estar doente...assim como a prefeitura , está contaminada com cancro..pobre àrvore..