Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mutirão

Paralela às obras de reconstrução que acontecem em Blumenau, a Prefeitura retomou outras frentes de trabalho, como por exemplo, a pavimentação de ruas, através do Sistema de Mutirão em parceria com a comunidade. Somente durante este mês de junho, a atual administração está beneficiando 190 famílias com a entrega de quatro ruas pavimentadas, das quais, duas já inauguradas – 30 de Outubro e Alberto Izídio Correa, ambas no Bairro Itoupava Norte. Para o próximo dia 22, estão programadas duas novas inaugurações: Ruas Grécia e Dos Pescadores. Ambas estão localizadas no Bairro da Velha.

Somente com as obras destas ruas o investimento é de R$ 548.563,05. A meta da Prefeitura é de inaugurar até o final do ano em Blumenau através do Sistema de Mutirão, entre 40/50 ruas pavimentadas. As vias recebem drenagem pluvial e pavimentação com lajotas sextavadas e melhorias de infraestrutura. Até junho do ano passado, mais de 126 ruas foram entregues através desta parceira.

Como funciona: O Sistema de Mutirão viabiliza melhorias nas comunidades e agilidade das obras. A parceria é feita em pavimentações das ruas com lajotas sextavadas. Além desse material, a comunidade participa com a mão-de-obra. A Prefeitura arca com a drenagem, areia, meio fio, áreas verdes e áreas públicas, ou seja, escolas, CEIs, ESFs e outros.

A contrapartida da administração na parceria representa entre 50% e 60% da obra, como cobre a parte dos moradores que não tenham feito adesão. Entretanto, para que uma obra seja executada através do Sistema de Mutirão, é necessária a adesão de, pelo menos, 80% da comunidade, de acordo com a Lei Municipal nº 4.868.

Bairro da Velha: No próximo dia 22 será a vez da comunidade do Bairro da Velha ser contemplada pela Prefeitura. Na oportunidade, a administração pública vai inauguração as obras de melhorias das Ruas Grécia e Dos Pescadores, com investimento total de R$ 407.375,28.

Nestas duas vias, 140 famílias vão ser contempladas com as melhorias de infraestruturas efetuadas pela atual administração. Na Rua Grécia, a adesão dos moradores para viabilizar a obra de drenagem pluvial e pavimentação com lajotas sextavadas foi 81,63%, enquanto na Dos Pescadores, que recebeu as mesmas melhorias foi de 80,23%.

Nenhum comentário: