Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Visita

Dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitam Blumenau nesta quinta-feira, dia 25. A cidade é candidata a sediar as Olimpíadas Escolares Brasileiras (JEBs), em setembro de 2010. A competição reúne atletas que cursam o ensino médio, com faixa etária entre 15 e 17 anos. O primeiro contato dos representantes do COB e de Blumenau está programado para às 11h, nas dependências Viena Park Hotel.
A captação das Olimpíadas Escolares Brasileiras (JEBs) vem sendo coordenada pelo Blumenau Convention & Visitors Bureau, pela Fundação Municipal de Desportos e Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado. A proposta é repetir o sucesso alcançando em 2007, quando Blumenau foi sede das Olimpíadas Universitárias Brasileiras (JUBs) e que trouxe para cidade mais de 3.500 atletas de todo país.

A competição: As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos/atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com nove modalidades (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei). Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
A competição pleiteada por Blumenau reunirá atletas de 15 a 17 anos. No ano passado foi realizada em João Pessoa (PB) e teve número recorde de participantes: 3.300 pessoas, sendo 2.850 atletas de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas nove modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2008, somadas as duas etapas (com cerca de 10 dias, cada), mais de 6.500 participantes de 1.689 instituições de ensino de 23 unidades federativas marcaram presença na etapa nacional.

Nas seletivas municipais de 2008 na faixa etária de 15 a 17 anos, participaram 1.294 Municípios com 17.161 instituições de ensino e 988.000 alunos/atletas. Dessa forma, chegam à etapa nacional das Olimpíadas Escolares as instituições de ensino que tiverem se qualificado na seletiva municipal e, posteriormente, na seletiva estadual.
As Olimpíadas Escolares integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país. São realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo.

Nenhum comentário: