Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Viagens

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou a idosos com 60 anos ou mais, crianças com até dois anos de idade e pessoas com baixa imunidade que adiem viagens ao Chile e à Argentina para prevenir infecções pelo vírus Influenza A (H1N1). De acordo com o ministro, a recomendação foi definida com base em critérios epidemiológicos, já que grande parte dos casos da nova gripe no Brasil são de pessoas que voltaram de viagem a esses dois países.
O ministro explica que o Ministério da Saúde não determinou a proibição de viagens para países afetados pela influenza A (H1N1). Segundo ele, deve haver prudência e bom senso porque as férias estão chegando, o que aumenta a circulação de turistas brasileiros em países com casos confirmados da doença. “Essa é uma medida adicional e de prevenção”, afirmou o ministro. “No Brasil, não há transmissão sustentada, mas todos os casos autóctones têm vinculo com infecção contraída fora do País”.

Reforço - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na segunda-feira (22), novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o País, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil. Também será aumentado o alerta em todas as entradas para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas com suspeita de infecção pelo vírus.
As novas medidas incluem a adoção da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), harmonizada entre os países do Mercosul, com apresentação obrigatória para todos os passageiros; a distribuição de 500 mil formulários nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras; a obrigatoriedade de que as companhias aéreas forneçam a lista de passageiros no momento da chegada do avião; e o remanejamento de funcionários para fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto Internacional de Guarulhos.

Boletim de Santa Catarina:
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma mais quatro casos de Influenza A (H1N1) em Santa Catarina, que agora totaliza 36 pessoas contaminadas pelo vírus. Três deles se contaminaram na Argentina. Trata-se de um homem de 29 anos, residente em Balneário Camboriú, de um homem de 31 anos, que vive em Florianópolis, e de uma mulher de 41 anos, moradora de Criciúma. O quarto caso é um homem de 28 anos, morador de Florianópolis, que viajou para o Uruguai. Nenhum deles necessita de internação hospitalar.
A DIVE também recebeu nesta terça-feira (23) o resultado da análise de três casos suspeitos, que descarta a contaminação pelo vírus H1N1. Santa Catarina conta, no dia 23 de junho, com 36 casos confirmados de Influenza A e 18 casos suspeitos.

Nenhum comentário: