Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vacinação

A campanha de vacinação contra a poliomielite, até as 17h do último sábado (20), foi responsável pela imunização de 85,27% das crianças com até cinco anos de idade, em Santa Catarina. Isso representa 364.776 crianças vacinadas das 427.797 incluídas nesta faixa etária aqui no Estado. Mesmo com um índice de vacinação superior aos demais estados brasileiros, a vacina continuará sendo oferecida, ao longo da semana, nos postos de saúde. “Esta proteção é um direito das crianças, e os pais ou responsáveis têm a obrigação de conduzi-las a um posto de vacinação”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem.
No Brasil, a meta era vacinar 14,7 milhões de menores de cinco anos. Até as 17h de sábado, o balanço parcial do Ministério da Saúde indicava que 8.007.284 de crianças haviam tomado a vacina, o que representa uma cobertura de 51,68% da população-alvo. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será no dia 22 de agosto, quando, novamente, os pais estarão convocados a levarem seus filhos até um posto de vacinação.
O Brasil, assim como toda a América Latina, já recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. Essa vitória sobre o vírus ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizados desde a década de 80. Além do esquema básico (três doses de rotina), a criança de até cinco anos de idade deve tomar todos os anos as duas doses da campanha, porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus.
A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.
A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atingem quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada. Em ambientes com más condições de saneamento básico, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral.
A transmissão da poliomielite é endêmica (constante) em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 15 países têm registro de casos importados: Sudão, Uganda, Quênia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República Central da África, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e República Dominicana do Congo.

Nenhum comentário: