Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Catástrofe

O secretário do Grupo de Reação e de Articulação Nacional, Geraldo Althoff e o coordenador do Grupo Técnico Científico (GTC), Antônio Diomário de Queiroz, abriram nesta segunda-feira (15) a oficina de trabalho “Avaliação de propostas para prevenção às catástrofes naturais do Vale do Itajaí”, no auditório da Epagri. Durante dois dias, engenheiros, prefeitos, secretários municipais e moradores do Vale do Itajaí discutirão soluções de engenharia para as cheias que atingem a região.
Serão apresentadas e debatidas cinco propostas de projetos estruturais para combater as enchentes no Vale do Itajaí que sugerem desde a revitalização do complexo do Rio Itajaí até a construção de eclusas e diques para a foz do Itajaí. O Governo do Estado incumbiu o GTC de avaliar, em conjunto com especialistas do ramo e representantes da sociedade, quais as mais adequadas a receber recursos públicos para sua implementação.No final do encontro será formado um Comitê Técnico de Avaliação das Propostas, composto por representantes do GTC e de instituições de notório saber na área de engenharia, como Crea e UFSC para produzir parecer indicando ao governo quais das propostas apresentadas seriam mais eficientes na prevenção às enchentes.

GTCO - Grupo Técnico Científico (GTC) de Prevenção às Catástrofes Naturais
Criado pelo governo em 17 de dezembro de 2008, vinculado ao Grupo Reação. Reúne profissionais e pesquisadores de diversas áreas e instituições (universidades, institutos, conselhos profissionais etc) que tem a missão de pesquisar e desenvolver formas de se evitar catástrofes naturais no território catarinense, como enchentes, deslizamentos e secas, por exemplo. É coordenado pelo Presidente da Fapesc, Diomário Queiroz, com apoio técnico da Epagri. Montado inicialmente em caráter temporário, se tornará em breve uma instituição permanente, por meio de decreto estadual.

Fonte: Secretaria Executiva de Articulação Nacional

Nenhum comentário: