Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Saúde

Foi lançado nesta quita-feira (4) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas. Serão investidos R$117,3 milhões na rede de atenção e saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliação do acesso, capacitação e ações intersetoriais. O Plano tem como objetivo alcançar crianças, adolescentes e jovens, e alertar para os danos causados pelo consumo prejudicial de substâncias psicoativas.

“Vamos trabalhar com algumas iniciativas importantes, até porque, infelizmente, o consumo de algumas drogas atinge de forma predominante crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e do ponto de vista de saúde”, afirmou o ministro. O governo federal também oferecerá 80 cursos presenciais para quatro mil profissionais da rede de saúde, com ênfase no público infanto-juvenil, álcool e outras drogas. A ação é intersetorial e envolverá órgãos como o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos, entre outros.

Será criado ainda o Observatório Nacional sobre Álcool, Drogas e Saúde Pública em cinco universidades, contemplando todas as regiões brasileiras, com o intuito de monitorar a efetividade e a implementação das ações do plano. A unidade reunirá informações sobre prevalências em álcool e drogas, redes de atenção, vigilância em saúde, pesquisas e gastos na área. É uma ação inédita no campo da saúde pública no Brasil.

Durante a cerimônia, Temporão assinou um protocolo de intenções com o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Brasil e Conesul, Giovani Quaglia. É prevista uma cooperação técnica entre o Ministério e o UNODC para fortalecimento institucional e qualificação da gestão e das redes.

CAPs – Serão implantados 92 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) no Distrito Federal e nos 26 estados brasileiros. Os centros oferecem apoio especializado em saúde mental e darão cobertura em todos os municípios prioritários. Os 68 CAPs que já existem, mas não estão cadastrados junto ao Ministério da Saúde serão habilitados para fortalecer a atenção da rede de saúde mental.

CAPSad – O SUS já oferece tratamento para dependente de álcool e outras drogas. Esse tratamento é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), serviços extrahospitalares de atenção diária, de base comunitária e que têm equipe multiprofissional – psicólogo, psiquiatra, assistente social, terapeuta ocupacional, clínico geral, enfermeiro e outros. A rede contará com mais 200 CAPSad após o lançamento do Plano, o que representa uma cobertura de 57% da população brasileira.

Os CAPS acolhem todas as pessoas que procuram tratamento no serviço e, após avaliação psicossocial, elaboram um plano terapêutico individualizado para o paciente dependente químico e sua família. Estima-se que, atualmente, são atendidos 300 usuários por mês.

NASF – A proposta prevê 720 novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em todo o Brasil com a presença de, no mínimo, um profissional de saúde mental em cada um deles. Atualmente existem 428 Nasfs credenciados no País, com 512 profissionais de saúde mental. Os núcleos oferecerão apoio a 10.080 equipes de Saúde da Família para que atendam a crianças e jovens usuários de drogas.

Fonte: Sítio do Governo Federal

Nenhum comentário: