Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Internet

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, um acordo de cooperação com o Ministério de Minas e Energia para levar conexão à internet de alta velocidade a comunidades quilombolas, indígenas e de assentamentos em áreas rurais atendidas pelo Programa Luz para Todos. A assinatura aconteceu durante a abertura da 1ª Feira do programa. O evento é promovido pelo Ministério de Minas e Energia, Furnas Centrais Elétricas e Eletrobrás, nos dias 18 e 19 de junho, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, houve a assinatura simbólica da entrega das antenas do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações a 20 entidades representativas dos produtores rurais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, numa parceria com Furnas Centrais Elétricas S.A.
Atualmente, o Ministério das Comunicações já conectou 21 comunidades rurais atendidas pelo programa Luz para Todos. Só no estado do Maranhão nove escolas da zona rural receberam a antena do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) para conectar os computadores, via satélite, à internet de alta velocidade. As comunidades, que não dispunham de uma rede de distribuição de eletricidade, receberam também placas de captação de energia solar, instaladas pela Eletronorte.
O objetivo do acordo interministerial é estimular, por meio da inclusão digital, o crescimento social e econômico das comunidades atendidas pelo Programa Luz para Todos. Só com esta parceria, o Ministério das Comunicações vai beneficiar 180 comunidades rurais até 2010. Ao todo serão mais de 5 mil comunidades rurais beneficiadas em todo o país, incluindo escolas rurais, territórios da cidadania, comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, extrativistas, entre outras.

Nenhum comentário: