Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cartas

O ministro José Pimentel lançou ontem (24) em Brasília, durante a reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), o novo serviço de envio de carta aos segurados da área urbana que completam as condições mínimas para se aposentar por idade. Durante o evento, três segurados receberam as primeiras cartas, das mãos do próprio ministro, do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, e de representante da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Janice Brutto.
O primeiro lote de cartas, com 1.635 unidades, já está nos correios. Receberão o documento os segurados urbanos que completam a idade necessária em julho (65 anos para os homens e 60 para as mulheres) e têm 180 contribuições feitas ao INSS. A seleção daqueles que recebem o documento segue a base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Durante a reunião do conselho, o ministro José Pimentel ressaltou que o Aviso para Requerimento de Benefício é mais uma medida de melhoria do atendimento aos segurados. “Estamos implementando um novo serviço, encaminhando uma carta ao aposentando que comunica que ele preenche as condições para requerer seu benefício por idade. A carta faz parte de um processo de uma instituição que deve sempre primar pela excelência do atendimento”, disse.

Cadastro - Segundo o INSS, com o novo serviço torna-se ainda mais importante que o segurado mantenha seus dados cadastrais atualizados. Toda comunicação do instituto é feita por meio de correspondência e se o endereço estiver incorreto ela retornará ao instituto. Basta ligar para a Central 135 e agendar dia e hora para atualizar o cadastro em uma Agência da Previdência Social (APS).

Veja abaixo quantos contribuintes receberão as cartas (por estado):

RO 1
BA 18
AC 1
MG 189
AM 11
ES 20
PA 5
RJ 285
TO 3
SP 620
AP 1
PR 97
MA 7
SC 31
PI 15
RS 125
CE 32
MS 26
RN 18
MT 9
PB 20
GO 34
PE 42
DF 9
AL 7

Minha opinião
Grande avanço mesmo seria o fim do fator previdenciário.

Nenhum comentário: