Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Turismo - Linha de Crédito

Empresas prestadoras de serviços turísticos cadastradas no Ministério do Turismo terão crédito de R$ 200 milhões para financiar investimentos e capital de giro de pequenos empreendimentos.
A linha especial de crédito - Giro Setorial Turismo -, lançada nesta segunda-feira (8), conta com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), aprovados na última reunião ao Conselho Deliberativo do fundo.
Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o turismo é uma vocação forte e estratégica para o Brasil, o que pode garantir muitos empregos. “O setor de serviços é o que mais cresceu nos últimos anos na geração de empregos. É um setor que tem força, tem pujança, é um dos mais vinculados, por meio de restaurantes, bares, hotéis, transportes, tudo é vinculado ao turismo”, disse.
Micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor poderão tomar emprestados até R$ 5 milhões, a serem pagos em até 36 meses, incluído o prazo de carência de até 18 meses. O limite de crédito tem o objetivo de pulverizar os recursos e atender ao maior número de empresas possível. Para ter direito aos recursos do FAT, as empresas precisam se cadastrar no Ministério do Turismo. O Cadastramento pode ser feito online pelo site http://www.cadastur.turismo.gov.br%20/Os empréstimos poderão ter dois tipos de taxas de juros: uma pós-fixada, que não poderá ultrapassar a TJLP acrescida de até 2,8% ao ano, e outra prefixada, que será de 8,5% ao ano. A linha será operada pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
A linha de crédito é mais uma ação do governo federal para estimular empresas a manter os níveis de emprego e renda no setor. Desde março, o Ministério do Turismo vem colocando em prática medidas estratégicas para incentivar a oferta e a demanda turística brasileira. Alguns exemplos são a promoção de destinos nacionais, o crediário Caixa Fácil para o Turismo, que financia viagens em até 24 meses, e a abertura da terceira temporada do programa Viaja Mais
Melhor Idade.

Texto; Sítio do Governo Federal

Nenhum comentário: