Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje (5), acontece a abertura oficial dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina - Parajasc, em Caçador. A cerimônia, com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte Gilmar Knaesel, será às 20h, no Parque das Araucárias. A quinta edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que acontecem de 4 a 9 de junho, terá cerca de 2.100 paraatletas de 66 municípios. Muitos destes participantes são destaques do Estado em suas modalidades e prometem dar um brilho extra ao evento que é o maior do país neste segmento e atende a todos os tipos de deficiência.

Entre os principais nomes que disputarão os Parajasc este ano estão, pelo atletismo de Caçador, Wilson Pavloski, que é bicampeão nas provas de 100, 200 e 400 metros para deficientes físicos (DF) - classificação funcional CF T-45 – e Carlos Jacó Glembosqui, também campeão nas mesmas provas na edição do ano passado só que na CF T-44. O time de atletismo de Caçador conta ainda com a atleta Nilve Aparecida dos Santos, campeã em 2008 entre os deficientes auditivos (DA) nos 100 e 200 metros, além do salto em distância. O cidade sede dos Parajasc deste ano também é a atual tricampeão do futsal masculino para deficientes mentais (DM) e é uma das fortes candidatos ao título novamente.Caçador vem forte também na bocha feminina DF com Mari Paulino e Sandra de Calistro, dupla campeã em 2006 e vice em 2008, e ainda Maria Cassilda de Almeida e Samantha Pereira, que venceram no ano passado entre as atletas de deficiência visual (DV). No tênis de mesa DA são nomes fortes Alexsandra Paganini e Daniele Coscodai. A dupla é a atual campeã dos Parajasc.

Por Itajaí são destaques, no xadrez, Álvaro da Silva, DV-B1 (cegueira total), e Luciano Michels DV-B3 (baixa visão) campeões em todas as edições. Os dois são experientes, pois já participaram de diversas competições pela Confederação Brasileira de Desportos Para Cegos (CBDC). Outros nomes de destaques entre os itajaienses são Renan Farias, atletismo DV, campeão nos 100 e 200 metros, além de Marisa Ferreira, que já venceu no arremesso de peso e disco e no lançamento de dardo DF. Completa o time Fernando Wolfran, campeão na bocha paraolímpica para paralisado cerebral.

Por Florianópolis, os principais nomes são, na natação DF, André Szucs e Roberto Alcallde. Os dois já integraram a Seleção Brasileira. André foi campeão mundial no ano passado, na Alemanha, e venceu em todas as edições dos Parajasc, as provas de 100 e 50 metros livre e 100 costa. Roberto, que foi campeão nos 50 e 100 metros costa e 100 metros livre dos Parajasc, tem no currículo uma medalha de prata nos 50 metros costa, e uma de bronze, nos 100 metros da mesma prova, conquistadas no Campeonato Mundial IWAS, nos EUA, ano passado. Também são destaques pela Capital, o basquete masculino de cadeira de rodas, campeão estadual 2008, e Daniela Tomaz, no atletismo DF, 5º lugar no ranking brasileiro do arremesso de peso.

Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Prefeitura de Caçador, com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, mentais auditivos e visuais de Santa Catarina.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte

Nenhum comentário: