Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 16 de junho de 2009

ARTIGO: Aposentado Também é Gente


É lamentável que os aposentados deste imenso Brasil continuem mendigando, às portas de Brasília, um tratamento mais condigno quando se fala em reajuste das suas aposentadorias.

Não é de hoje (mas hoje podemos consertar o estrago), que os aposentados têm o reajuste das suas aposentadorias sempre em índices muito menores do que os do salário mínimo, que como ele já diz, é o mínimo, a raspa da panela.

Pois o aumento que vêm para nós, que contribuímos para os cofres da União durante 35 anos ou mais, são ínfimos, nem podem ser qualificados de mínimos, porque são menores que isso....incrível, não ?

E o pior disso tudo é que falta dignidade aos nossos homens públicos para resolverem a questão.

Exemplo disso é o Projeto de Lei 01, do Deputado Paulo Paim, que pede paridade dos índices de reajuste, pelo menos em 2008, mas que tem tudo para não ser aprovado no Congresso, onde está tramitando. E se for aprovado, certamente será vetado pelo Presidente sob a alegação de que não existe verba orçamentária para atender esta despesa.

Mas o mais lamentável de tudo isto é constatar que a grande maioria da população brasileira não dá a mínima bola para este tipo de problema.

Todo mundo enfrenta o seu dia-a-dia, e não lembra que “ um dia também irá desfrutar da sua merecida aposentadoria !” E então sim, de cabelos brancos e passos alquebrados pelo peso dos anos, todo mundo estará fazendo coro conosco.

O eco destes lamentos deve ressoar principalmente entre os jovens, aqueles que estão construindo o Brasil de amanhã.

E é lamentável saber que esta construção, por mais perfeita que possa ser, estará prejudicando os mais idosos, se for mantida a atual e maléfica política de se aumentar as aposentadorias sempre abaixo dos índices do salário mínimo.

Nós, os aposentados do Século 21, somos os eternos pagadores das promessas dos políticos, que se refestelam em confortáveis poltronas da Câmara Federal ou do Senado; passam suas horas ditando mensagens para suas secretárias, ajudam a consumir toneladas de café, que Brasília consome a cada hora. E em cujos gabinetes se enfurnam
muitos assessores, a grande maioria especialista em “engavetar” matérias de interesse da Nação brasileira. São projetos que estão lá, pedindo socorro aos homens públicos, os quais, infelizmente, não querem ouvir os reclamos do povo !
Que representantes do povo são esses ?

Que falta de Estadistas neste Brasil, minha gente !

Que insensibilidade.

Que fraqueza de caráter dos deputados e senadores (não são todos), que ficam insensíveis aos apelos daqueles que poderiam ser seus avós ... e talvez sejam.

Cabe à nossa CONFEDERAÇÃO dos Aposentados – e com urgência – iniciar uma “campanha de conscientização” do povo brasileiro sobre a penúria e as injustiças que se cometem contra os aposentados, sob pena de sermos alinhados aos maus representantes do povo, que nada fazem e ainda se fingem de surdos.

Cabe ao Presidente Lula mostrar que é um estadista e que os 80% que lhe garantem a maior popularidade que um presidente brasileiro já teve, será uma alavanca para pegar na caneta e resolver a situação de milhões de aposentados brasileiros !

Sinceramente meus concidadãos deste imenso país, aposentados e irmãos em desgraça: o abecedário que classifica as classes sociais que compõem nosso querido torrão natal possui apenas 26 letras; insuficientes para classificar a NOSSA REAL SITUAÇÃO no panorama sócio-econômico da Nação ! Lá atrás, depois do X,Y,Z, talvez possamos nos situar.

É preciso dizer mais alguma coisa ?

Talvez sim:

SOCORRO ! .


HILDO MARIO DE NOVAES
Presidente da ASAPREV - Associação dos Aposentados e Pensionistas de Blumenau


Foto: Sítio da Câmara de Blumenau

Nenhum comentário: