Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tamiflu líquido para crianças

Laboratórios produzem Tamiflu líquido para combater gripe A em crianças

As crianças vão receber tratamento especial, na forma líquida, para combater a gripe Inflenza A/H1N1. Para isso, o Ministério da Saúde enviou, na semana passada, cargas de pó de fosfato de osetalmivir para laboratórios públicos em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. O Ministério tomou essa decisão porque o fabricante do medicamento não tem o tratamento infantil para vender, em nenhuma parte do mundo.
Na impossibilidade de comprar, o Ministério da Saúde, seguindo a recomendação do próprio fabricante, decidiu recorrer ao estoque em tonéis, matéria-prima que foi usada pelo Laboratório de Farmanguinhos na produção de 210 mil tratamentos, no fim de julho. Depois da preparação, o remédio tem validade de três semanas, se guardado em locais em que a temperatura ambiente máxima seja 25° C. Se for armazenado a até 5°C, dura seis semanas. O efeito do medicamento manipulado é o mesmo.
As crianças estão entre os grupos com maior risco de ter uma doença respiratória grave provocada pelo novo vírus. O medicamento na forma líquida é mais fácil de ingerir que as cápsulas, que podem ser contra-indicadas para os pequenos por sua alta dosagem, que provoca mais efeitos colaterais do que benefícios no combate à doença. Além disso, a forma líquida permite aos médicos dosar o remédio de acordo com o peso e a idade dos pacientes.
Um dos laboratórios estaduais que já está produzindo o Tamiflu líquido é o Instituto Vital Brasil, em Niterói, no Rio de Janeiro, que já teria pronto um lote de 400 frascos do osetalmivir líquido, para ser enviado à secretaria estadual de Saúde. O laboratório tem capacidade para produzir até 14 mil frascos do remédio e cada paciente é tratado com um recipiente. O paciente vai receber do estado um frasco com 50 ml de solução (medicamento pronto) que corresponde a 10 doses de 5 ml (quantidade necessária para tratar um adulto).

Preparação do medicamento - Para preparar o osetalmivir líquido usa-se um galão (de 6 a 7Kg), com o princípio ativo do remédio. Essa matéria-prima precisa ser misturada a outros componentes para tornar-se líquida, como água e conservantes. A preparação é simples, mas precisa ser feita em laboratório. O Ministério da Saúde lembra que o gestor que prepara o “xarope” tem a responsabilidade pela conservação e manutenção da qualidade do produto.

Vejam os estados que vão receber matéria-prima para produzir medicamento líquido:

RS - 21.180 tratamentos
MG - 14.050 tratamentos
PR - 28.110 tratamentos
SP - 21.280 tratamentos
SC - 14.190 tratamentos
RJ - 14.060 tratamentos

Nenhum comentário: