Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ferrovia Norte-Sul - projeto estruturante será concluído em 2011

O ministro Alfredo Nascimento integrou a comitiva do Presidente Lula em visita a Anápolis e Goiânia, nesta quinta-feira (13/08), para vistoria às obras da Ferrovia Norte-Sul. Em Anápolis a comitiva visitou as obras de travessia da Norte-Sul no perímetro urbano da cidade, onde foram construídos dois túneis e um viaduto.
O primeiro túnel, com 360 metros de extensão, passa no bairro Novo Paraíso; o segundo, com 460 metros, passa sob a BR-153, a Avenida Brasil e o Kartódromo de Anápolis; e o viaduto passa sobre a rodovia GO-222.
A Ferrovia Norte-Sul percorrerá 2.253 quilômetros, ligando Açailândia, no Maranhão, a Estrela dOeste, em São Paulo, e terá investimento total de R$6,52 bilhões, dos quais, R$5,67 bilhões serão aplicados até 2010.
Devido ao ritmo acelerado das obras, com várias frentes de trabalho em 16 lotes, a viagem inaugural de toda a ferrovia está prevista para 2011. O trecho de 571 quilômetros entre Açailândia (MA) e Guaraí (TO) já está concluído.
O Presidente Luís Inácio Lula da Silva ressaltou os reflexos positivos em todo o sistema produtivo, que resultam das ferrovias que o governo está implantando no país, em especial a possibilidade de escoamento da produção em vários portos da costa brasileira e a redução de custos decorrente do transporte sobre trilhos.

Nenhum comentário: