Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Secretário da Saúde garante recursos para o combate à gripe A em SC

O secretário de Estado da Saúde (SES), Dado Cherem, esteve reunido nesta terça-feira (11) com os demais secretários estaduais de Saúde, em reunião convocada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Também participaram do encontro, em Brasília, a diretora-geral da SES, Carmen Zanotto, e o diretor estadual de Vigilância Epidemiológica, Luis Antonio Silva. “A reunião foi muito esclarecedora e saímos de lá convencidos de que estamos no caminho certo, priorizando três frentes de trabalho: a prevenção através da disseminação de informações sobre o assunto, o diagnóstico precoce da gripe A e o tratamento adequado”, observa o secretário Dado.
Também nesta terça-feira, o secretário Dado Cherem garantiu, em Brasília, recursos extras para a rede de hospitais públicos e de hospitais conveniados ao SUS em Santa Catarina, devido ao aumento da demanda por internações e procedimentos desde o mês de maio. Os valores serão anunciados em breve pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame. Do diretor de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Miguel Nascimento, o secretário Dado recebeu a confirmação do envio de mais 10 mil tratamentos para a gripe A, que servirão de reserva técnica para o Estado.
Carmen Zanotto também se mostrou satisfeita com os resultados. “Tivemos a oportunidade de ouvir as maiores autoridades em infectologia no país, profissionais do laboratório Fio Cruz e do Instituto Butantã, e tudo demonstra que Santa Catarina vem adotando as condutas adequadas para conter a disseminação da doença”, relata.
Por ocasião da viagem do secretário a Brasília, o superintendente de Hospitais Públicos da SES, Roberto Hess de Souza, foi o representante da Secretaria de Estado da Saúde na audiência com o governador, realizada às 9h30min desta terça-feira, que estabeleceu um tratamento prioritário às gestantes que estão no mercado de trabalho.
As servidoras grávidas que atuam em escolas estão dispensadas do serviço até que evidências epidemiológicas comprovem a ausência da circulação viral no estado. As demais servidoras estaduais, que têm contato com o público, poderão ser remanejadas para outras funções, conforme a possibilidade, ou dispensadas por tempo indeterminado.
O Governo, seguindo argumentação da Secretaria de Estado da Saúde, de que as gestantes representam importante grupo de risco para a gripe A, com maior probabilidade de evoluírem para casos de doença respiratória aguda grave (DRAG) com complicações, recomenda que o mesmo procedimento seja adotado na iniciativa privada. Em função do aumento no número de acometimentos de gestantes por doença respiratória em relação aos anos anteriores, a Secretaria de Estado da Saúde sugere que as grávidas se previnam através de medidas simples no dia a dia, como:

- Evitar aglomerações
- Lavar as mãos repetidas vezes
- Evitar cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
- Tentar manter distância de pessoas com gripe.

• No ambiente de trabalho, evitar o contato direto com o público externo.
• Ao apresentar sintomas de gripe, buscar imediatamente o serviço de saúde.

Boletim da gripe A em Santa Catarina

567 casos suspeitos
108 casos confirmados (aqui incluídos os 5 óbitos pela doença)
248 casos descartados

Nenhum comentário: