Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Boletim da Gripe H1N1 em SC

A Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta quarta-feira (19), que subiu para 10 o número de óbitos confirmados, em Santa Catarina, em decorrência da gripe A. O paciente, de 22 anos, veio a óbito no Hospital São Francisco, em Concórdia, por pneumonia grave e arritmia. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de julho, foi internado no dia 3 de agosto e faleceu no último domingo (16). Em outro óbito que vinha sendo investigado em Concórdia, de um bebê de 45 dias que faleceu por insuficiência respiratória e parada cardíaca no dia 6 de agosto, foi descartada a relação com a Influenza A, pois o resultado deu negativo para o vírus H1N1. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde também realizou uma atualização importante no sistema de notificação de casos relacionados à Influenza A. Com esta "alimentação" do sistema, os números atuais são os seguintes:

58 óbitos em investigação

10 óbitos confirmados

8 óbitos descartados (não estavam relacionados ao vírus H1N1)

1269 casos em investigação

161 casos confirmados

288 casos descartados

O boletim completo, segmentando os casos por cidades, está disponível desde ontem no www.saude.sc.gov.br

Entre as novas medidas para o enfrentamento da Gripe A em Santa Catarina estão:

- A determinação de que toda Secretaria de Desenvolvimento Regional deverá ter plantão permanente, 24 horas, de um profissional de Vigilância Epidemiológica;

- O anúncio de que toda internação clínica com diagnóstico de Doença Respiratória Aguda Grave (DRAG) terá cobertura do Sistema Único de Saúde, mesmo quando acima da PPI Hospitalar (pactuação realizada entre as unidades hospitalares e a Secretaria de Estado da Saúde);

- A divulgação de uma Nota Técnica com orientações específicas para os profissionais da área odontológica;

- A realização de uma webconferência, específica para os profissionais médicos, sobre as mudanças no Protocolo de procedimentos para o manejo de casos internados com suspeita de Influenza A.

Atualmente, cerca de 50 municípios já dispõem de Unidades de Referência para o atendimento de pacientes com doenças respiratórias e síndrome gripal. Mesmo confiante na agilidade que estes centros de triagem darão ao diagnóstico, o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, reforça a necessidade de que cada cidadão faça a sua parte no controle da gripe A, seguindo à risca as normas de higiene respiratória, orientando os menores que estão sob sua responsabilidade e evitando ambientes públicos diante da menor suspeita de gripe.

Nenhum comentário: