Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mais de dois milhões de brasileiros já têm carteira de trabalho informatizada

Desde que foi lançada, em maio de 2008, a carteira de trabalho informatizada já foi emitida para mais de dois milhões de trabalhadores em todo o Brasil. O novo documento, mais seguro e durável, tem tecnologia que protege as informações sobre a vida profissional e a qualificação civil do trabalhador. As versões anteriores da carteira de trabalho continuam valendo em todo o Brasil.
Os itens de segurança da nova Carteira de Trabalho evitam fraudes contra seguro-desemprego, FGTS e benefícios previdenciários. A integração de ações da área de trabalho em uma única base de dados, disponível online, facilita a identificação e evita que uma mesma pessoa tenha dois documentos diferentes.
Além da carteira impressa, o trabalhador recebe o Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT). O cartão magnético é enviado pelos correios. Em caso de perda da carteira, não será mais preciso buscar as informações nos antigos locais de emprego, já que elas ficam armazenadas eletronicamente.
Emissão - Quem ainda não tem a carteira de trabalho pode obter o documento nas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego ou em instituições conveniadas. O trabalhador precisa apresentar foto 3x4 com fundo branco, CPF, comprovante de residência e documento de identificação (carteira de identidade, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento).
Quem possui a versão antiga da carteira de trabalho não precisa emitir uma nova via do documento. A segunda via pode ser emitida em caso de extravio, furto, roubo e perda. Os documentos exigidos são os mesmos, mas também é preciso apresentar uma nova fotografia e o Boletim de Ocorrência Policial ou declaração de próprio punho sobre o motivo da solicitação da nova via, além de comprovar o número da carteira anterior.

Nenhum comentário: