Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Abertas inscrições para monitores da pesca artesanal em Santa Catarina

A partir de ontem (24), até o próximo dia 11 de setembro, estão abertas as inscrições para a escolha de monitores que deverão atuar como colaboradores do projeto de "Monitoramento participativo da pesca artesanal marinha em Santa Catarina", da Epagri, em convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura, com assessoria técnica da Univali.
As inscrições devem ser feitas nos escritórios municipais da Epagri do litoral e o edital está disponível nas prefeituras municipais, colônias de pescadores e escritórios municipais da Epagri do litoral. São 82 vagas em 33 municípios, envolvendo cerca de 290 comunidades ou localidades de pesca no litoral catarinense, para monitores que deverão trabalhar por tempo determinado – 13 meses – com salário de R$ 458,94.
Depois de ampla discussão jurídica, quanto à forma legal, que permitisse a utilização de recursos públicos por meio de uma empresa pública como a Epagri, chegou-se a um edital que vai permitir a contratação de pescadores (colaboradores) escolhidos de forma imparcial. “Para a Epagri, este projeto, além de desenvolver um programa de monitoramento participativo da pesca, busca valorizar o pescador artesanal como produtor de alimentos de qualidade”, destaca o gerente da Epagri de Itajaí e coordenador do projeto, Jorge Malburg, lembrando que mostra, ainda, a importância sócioeconômica da atividade, possibilita o conhecimento das dificuldades e problemas da pesca artesanal e melhora a qualidade das informações, valorizando o conhecimento dos pescadores para a gestão participativa dos recursos pesqueiros.

Nenhum comentário: