Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Casos de dengue caem 47,9% em 2009

Um novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde confirma a tendência de redução do número de casos de dengue notificados no País. A análise comparou os registros de casos de dengue dos estados e do Distrito Federal entre 1° de janeiro e 4 de julho deste ano, com os números do mesmo período do ano passado. Nos meses analisados, foram notificados 387.158 casos da doença em 2009, contra 743.517 em 2008, uma redução de 47,9%.
Em 20 estados e no Distrito Federal, houve redução no número de pessoas com dengue. O destaque foi o estado do Rio de Janeiro, com a maior queda (96,2%). Apenas Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registraram aumento. Já em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os poucos registros da doença foram de casos importados, ou seja, de pessoas que contraíram a doença em outros estados.

Casos graves - Também foi registrada queda nos casos graves de dengue, que passaram de 20.229 em 2008, para 3.896 em 2009, redução de 80,7%. Esses casos correspondem à soma dos registros de dengue com complicações e febre hemorrágica. Houve, ainda, redução de 65,7% nas mortes em decorrência da doença. No total, foram 156 óbitos este ano e 455 no mesmo período de 2008.
Os estados do Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul não tiveram mortes pela doença, o que demonstra a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de organizar uma resposta adequada em situações de transmissão de dengue. A Paraíba, além de não registrar mortes, não teve sequer casos graves.

Ações - A mobilização para evitar um agravamento do quadro de dengue em 2009 foi intensificada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2008, meses antes do início do período de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio. Houve aumento de recursos para estados e municípios, que elevou para R$ 1,08 bilhão a verba para o combate à doença. O Ministério da Saúde também comprou e distribuiu aos estados 270 nebulizadores motorizados, 200 veículos Kombi, 100 motocicletas, 40 veículos pick-up e 30 pulverizadores costais motorizados. O Ministério da Saúde também lançou uma nova campanha de mídia sobre a prevenção da doença.

Nenhum comentário: