Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hospital de Joinville pode fazer transplantes

Mais 12 unidades de saúde podem fazer transplantes no Brasil

O Brasil tem mais 12 unidades de saúde autorizadas a fazer retirada e transplante de órgãos e tecidos. Em Santa Catarina, quem poderá fazer novos transplantes será o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt que fará a busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecido.
As unidades foram autorizadas pelo Ministério da Saúde em portaria publicada no Diário Oficial da União e devem contribuir para o aumento no número de procedimentos no Brasil.
Em todo o país, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008, 9% a mais que em 2007.
O crescimento foi impulsionado pela habilitação de novos centros e pela quantidade maior de doadores vivos. Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional.
As 12 unidades estão distribuídas nos estados do Acre, Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. As autorizações são para procedimentos como transplante de córnea, fígado, rins e pâncreas, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Nenhum comentário: