Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Previsão de ventos fortes e risco de tempestades deixa Santa Catarina em alerta

O Departamento Estadual de Defesa Civil alerta para o risco de destelhamentos, queda de árvores e outdoors, e desaconselha a prática de atividades náuticas, em alto mar, principalmente, no litoral Sul, devido à possibilidade de ventos fortes a partir de hoje, terça-feira (21), e risco de tempestades, na quarta-feira (22), na região que vai do Oeste ao Sul do Estado.
Conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, divulgada nesta segunda-feira (20), a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul pode provocar ventos fortes na região Oeste e da Grande Florianópolis até o Sul do estado. Os ventos devem ganhar forças no decorrer do dia, com rajadas mais fortes nos municípios que fazem divisa com o RS, podendo alcançar 80 km por hora. Ainda, segundo a Epagri/Ciram, os ventos associados ao avanço da frente fria, na quarta-feira (22), poderão provocar tempestades, com chuva forte, trovoadas, descargas elétricas e queda de granizo, especialmente do Oeste ao Sul do estado.
Recomendações no caso de ventos fortes ou tempestades: Durante a ocorrência de ventos fortes, a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.
No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O alerta é devido à previsão de mau tempo e objetiva prevenir à população, para evitar possíveis danos e/ou prejuízos.

Nenhum comentário: