Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Secretários de Saúde de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul unificam protocolo sobre gripe A

As Secretarias de Estado da Saúde de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná vão unificar os protocolos sobre a gripe A. A intenção é oferecer cobertura em todos os postos de fronteira, inclusive com os países do Conesul, através de ações integradas. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta quarta-feira (15), em Porto Alegre.
Para garantir a cobertura, os três estados devem capacitar multiplicadores e intensificar a vigilância nas fronteiras, já que são territórios diferenciados do restante do país por terem um clima mais frio, o que propicia o aumento do número de casos de infecções respiratórias, principalmente nos meses de julho e agosto. “Os gestores da saúde dos estados do Sul sentiram a necessidade de se unir para reduzir a circulação do vírus H1N1, em especial por conta da peculiaridade das condições climáticas e das fronteiras com os países do Conesul, fatores que exigem uma atenção especial com relação a outros estados brasileiros”, explica o secretário de Estado da Saúde catarinense, Dado Cherem.
Além disso, os três secretários solicitarão ao Ministério da Saúde a integração do protocolo com a Argentina, Uruguai e Paraguai para garantir um fluxo de informações constante. Também apresentarão uma proposta de descentralização dos exames para agilizar o diagnóstico. Atualmente as análises de todo o país são realizadas por apenas três laboratórios, que ficam no Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.
Participaram da reunião os secretários de Estado da Saúde de Santa Catarina, Dado Cherem; do Rio Grande do Sul, Osmar Terra; e do Paraná, Gilberto Martin; o diretor de Vigilância Epidemiológica de SC, Luis Antonio Silva; o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS, Francisco Paz; e o superintendente de Vigilância em Saúde do PR, José Lúcio dos Santos.

Nenhum comentário: