Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Retrato Falado

O combate ao crime e à violência no Brasil ganhou uma nova ferramenta. Trata-se do Projeto Horus, um novo sistema de identificação por retrato falado totalmente digital. O software foi desenvolvido pela Polícia federal e dispõe de uma série de recursos que não existiam no sistema usado até agora, que reproduzia apenas imagens em preto e branco e com baixa resolução.
O Horus foi criado especificamente para o combate ao crime e pode trabalhar com imagens de alta definição, o que propicia qualidade fotográfica aos retratos falados. A técnica de retrato falado é fundamental para identificar criminosos e desaparecidos nas investigações policiais em todo o mundo. O projeto foi desenvolvido por policiais federais e servidores administrativos do Instituto Nacional de Identificação do Ministério da Justiça.
A localização de crianças desaparecidas a partir das imagens do pai e da mãe também poderá ser facilitada pelo programa. Se a criança estiver desaparecida por um período longo, a foto poderá ser “envelhecida”, para mostrar como seria sua aparência atual. Para o diretor geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, o Horus tornará a polícia brasileira uma referência mundial neste tipo de investigação.

Nenhum comentário: