Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

sábado, 11 de julho de 2009

Consumo de eletrodomésticos dobrou entre beneficiários do Luz Para Todos

Nove em cada dez beneficiários do programa Luz para Todos acreditam que a qualidade de vida melhorou depois da chegada da energia elétrica a suas casas. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que também revela outros impactos na vida dos beneficiários. No grupo pesquisado, a compra de eletrodomésticos dobrou depois da inclusão no programa.
Cerca de 88% dos entrevistados declararam que as condições de moradia melhoraram. Junto com a moradia, a renda familiar também cresceu para 36%. As oportunidades de emprego também foram elevadas para 34% dos entrevistados, desde o início do programa. Quase metade dos entrevistados revelou que deixou de gastar com gasolina, diesel, querosene, gás, velas ou pilhas como fonte de energia.
A pesquisa mostrou também que a chegada da energia elétrica gerou o retorno do homem ao campo, invertendo situação que vinha se repetindo há anos. Aproximadamente 96 mil famílias retornaram ao campo com o intuito de viver melhor que nos centros urbanos. O comércio dos municípios não foi o único beneficiado. Além dele, as indústrias também ampliaram lucro e produção.
A aquisição de eletrodomésticos aumentou desde a chegada do Luz para Todos. Das famílias beneficiadas, 79% puderam adquirir um aparelho de TV; 73%, geladeiras; outras 45% passaram a ter equipamento de som e 24%, bombas d’água em seus lares. O consumo de eletrodomésticos dobrou.

Pesquisa - A pesquisa domiciliar quantitativa realizada pelo MME foi feita para avaliar o impacto e a satisfação da população após a chegada do programa Luz para Todos nos estados brasileiros. A pesquisa foi realizada nas comunidades atendidas pelo programa, que já levou energia elétrica para mais de dez milhões de pessoas desde a sua implantação.

Nenhum comentário: