Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gripe H1N1 - Blumenau em estado de alerta

A Secretaria de Saúde de Blumenau, que já vem trabalhando desde abril, em “estado de atenção” em relação à Gripe A decretou “estado de alerta” sobre a doença nesta sexta-feira, dia 17. A condição foi adotada também em função do aumento do número de casos na doença no Estado, além da atual condição de epidemia na Argentina, que repercute fortemente no Rio do Grande do Sul. Desde ontem, o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, passou a ser considerado pais com circulação do vírus H1N1.

Medidas – A Secretaria de Saúde está criando um comitê permanente de monitoramento da doença no município, além de promover, na próxima quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, capacitação técnica para todos os profissionais que atuam nos serviços de Saúde de Blumenau, público e privado, para o adequado enfrentamento da doença no município. O evento será ministrado por especialistas da rede pública de Saúde, no auditório do Bloco J da Furb, das 13h30min às 17h e no auditório da Ammvi, na rua Alberto Stein, das 8h30min às 11h30min, respectivamente.
As medidas de diagnóstico, tratamento e investigação epidemiológica serão realizadas na cidade baseadas nas normas técnicas divulgadas pela Secretaria do Estado de Saúde, através da diretoria de Vigilância Epimiológica, cujo material está no site www.dive.sc.gov.br.

Orientação à Comunidade – A Secretaria de Saúde orienta à população para que se dirijam ao posto de Saúde mais próximo de sua residência no caso de suspeita de gripe. O médico fará uma avaliação, além de determinar o tratamento e possível encaminhamento do paciente. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, os sintomas da gripe vão desde a febre súbita e acima de 38 graus, tosse, dores musculares e articulares, além de outros sintomas respiratórios.
Para intensificar a prevenção na cidade, a Vigilância Epidemiológica também reforça a orientação sobre os cuidados com a higiene pessoal, principalmente das mãos, evitando permanecer em locais fechados com grande volume de pessoas, além do cuidado com a tosse e o espirro, que deve ser sempre realizado com o auxilio de um lenço descartável. Para as pessoas que se recuperam da gripe, a Secretaria de Saúde recomenda a permanência destas em suas residências, com o objetivo de evitar ou minimizar o contato e a transmissão da doença para outras pessoas.

Casos confirmados – Em Blumenau, 4 casos de Gripe A foram confirmados, sendo que os pacientes encontram-se já recuperados (assintomáticos). Atualmente 2 casos ainda aguardam confirmação.

Texto: Joni César

Nenhum comentário: