Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Aeronaves mais confortáveis terão selo de qualidade

O conforto dos passageiros entrou na pauta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Agência pretende criar um selo para identificar as companhias aéreas que oferecem melhores condições de viagem aos passageiros, como o espaço físico entre uma poltrona e outra. Essa é apenas uma das ideias que poderão ser implementadas a partir do Projeto Conhecer, realizado pela Agência em parceria com universidade e outras instituições, com o objetivo de avaliar as características dos brasileiros que usam o transporte aéreo, bem como das aeronaves utilizadas pelas companhias que operam vôos comerciais no território nacional.
O selo poderá, por exemplo, orientar o passageiro na hora de comprar um bilhete, pois a distância entre os assentos varia de uma empresa para outra. Segundo a Anac, não existe no mundo um documento que regulamente o conforto nas viagens aéreas. A regulação atual se refere apenas às questões de segurança.

Medições – A pesquisa analisou também outros aspectos relativos ao conforto, como a saúde das pessoas e a segurança dos vôos. Foram realizadas medições em aeronaves das duas maiores empresas, que respondem por 87% do transporte aéreo nacional.
A Anac também pesou e mediu 5.305 homens de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos do País. A Agência considerou que uma amostragem masculina era mais significativa, já que as mulheres são geralmente menores que os homens e se acomodam melhor em espaços pequenos. Além disso, entre os usuários do transporte aéreo no Brasil, 80% são homens e apenas 20%, mulheres.
De acordo com a Anac, as medidas foram feitas por pesquisadores experientes e englobaram itens como massa corporal total; estatura; altura tronco-cefálica; largura de ombro; largura de quadril; comprimento glúteo-joelho e altura de poplíteo.

Conclusões – Os dados obtidos revelaram que a menor distância entre as poltronas dos aviões brasileiros é de 73,6cm. E entre os passageiros pesquisados, a estatura média foi de 1,73m. Apenas 8% tinham acima de 65cm entre a região glútea e o joelho. Assim, nas duas maiores empresas aéreas do Brasil, 17 dos 22 assentos atendem a 95% dos passageiros. A Anac constatou que, independentemente do modelo de poltrona, se a distância mínima fosse de 76,2cm, atenderia a todos os passageiros no Brasil.
Outros índices também podem melhorar. Em relação à largura do assento, a média encontrada foi de 45cm, enquanto 70% dos passageiros pesquisados têm mais de 45cm de largura entre os ombros. Por isso, quando três homens se sentam lado a lado nas aeronaves, a sensação é de desconforto.

Nenhum comentário: