Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta terça-feira (7) a distribuição de materiais informativos sobre a Influenza A (H1N1) encaminhados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, são 40 mil folders e 3.200 cartazes, que deverão ser enviados para todas as regiões catarinenses. As peças reforçam o trabalho que vem sendo realizado pela SES com o objetivo de difundir as informações sobre as formas de prevenção do contágio da doença, por meio da adoção de medidas simples. Os principais meios de transmissão são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas.
Os materiais fornecem orientações para prevenir a contaminação, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; manter os ambientes ventilados e, se possível, recebendo luz solar; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e adotar hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.
As pessoas que apresentarem febre alta repentina, tosse e dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações e dificuldades respiratórias devem buscar auxílio médico na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem ou histórico de contato com pessoas doentes.
No final de junho, a SES lançou uma campanha que incluiu mídia nas rádios do Estado, distribuição de folders em ambientes de uso coletivo e em unidades de Saúde, e a disponibilização das informações no link específico sobre a doença no site da SES, no www.saude.sc.gov.br.

Nenhum comentário: