Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Recadastramento

Os blumenauenses que utilizam o transporte coletivo urbano e fazem uso do Passe-Livre devem ficar atentos ao prazo de recadastramento. A atualização final das fichas cadastrais encerra no próximo dia 10 de julho. A partir desta data não serão mais aceitas as carteiras antigas.
A medida segue as determinações do decreto municipal 8.861/2009 e ofícios 266 e 309/2009 do gabinete da presidência do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb). A determinação tem por objetivo garantir a implantação total do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Blumenau. Esta é uma das últimas etapas para a migração completa para a nova modalidade de pagamento da passagem de ônibus.
Nesta, que é a quinta etapa da implantação do sistema, estão envolvido todos os blumenauenses que fazem uso das gratuidades no transporte coletivo. Para se recadastrar são necessários: documento de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência; atestado médico e carteira de identificação, no caso de portadores de necessidades especiais. Os interessados devem comparecer no Consórcio SIGA, anexo ao Shopping Neumarkt, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. O cadastro de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos não é exigida.
Tem direito a gratuidade apenas pessoas com necessidades especiais comprovada e idosos. Mensalmente 36.686 passageiros não pagantes utilizam o transporte coletivo de Blumenau. A administração municipal também garante a 408.438 passageiros mensais o uso do ônibus urbano com 50% de desconto (estudantes). Atualmente, estão cadastrados no sistema com direito a gratuidade cerca de 3.300 pessoas.

Bilhetagem Eletrônica - A migração do sistema de ficha para a bilhetagem eletrônica (cartão), começou em 2007. Em agosto de 2008 foi iniciado a retirada de operação dos passes dos estudantes - fichas vermelhas. No primeiro semestre de 2009 foi suspensa a aceitação da ficha azul. Com a nova forma de pagamento, o usuário do transporte coletivo encontra mais segurança e comodidade. O cartão multiuso permite que em caso de perda, os créditos sejam transferidos para outro cartão. Além de agilizar o embarque dos passageiros.

Um comentário:

Aroldo disse...

O problema maior é a fila no Siga, perde-se hora para atender. O Seterb precisa exigir que o tal consórcio atenda melhor a população. Há falta de troco nos ônibus, além de superlotação e diminuição nas linhas