Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

3 mortes em SC pela Gripe A

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou nesta segunda-feira (3) os primeiros óbitos relacionados à Influenza A (H1N1), em Santa Catarina. Duas vítimas são moradoras de Concórdia, no Meio-oeste, e uma de Tubarão, no Sul do Estado. A SES também aguarda o resultado de novos exames que podem ampliar o número de óbitos motivados pela doença. “Isso reforça, de forma muito explícita, a necessidade de a população aderir sem ressalvas às recomendações formais para a prevenção da Influenza A, conscientizando-se sobre as medidas de higiene que podem conter a transmissão do vírus”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, enfatizando a importância da parceria dos catarinenses neste momento.
Entre as medidas tomadas pelo Governo do Estado para inibir a pandemia estão um trabalho de divulgação maciça sobre o assunto, uma ampla capacitação dos profissionais da área da Saúde sobre as condutas indicadas nestes casos e novas ações pontuais.
Os municípios com mais de 50 mil habitantes, por exemplo, deverão ter postos de triagem, com profissionais habilitados para separar os pacientes com suspeita de gripe A dos pacientes com a gripe sazonal, recorrente no inverno. O Laboratório Central (Lacen) será adaptado para que os exames diagnósticos da doença possam ser realizados com mais agilidade e todas as unidades de saúde deverão definir ambientes específicos para atender, inclusive com a distribuição de máscaras higiênicas, pacientes com suspeita de gripe A.
Os servidores da Saúde que estariam de licença-prêmio a partir desta segunda-feira precisaram adiar a data da licença, por determinação da SES, para que nenhum setor voltado ao atendimento de pacientes com problemas respiratórios tenha seu funcionamento comprometido neste período. Profissionais de saúde de várias áreas, incluindo médicos que atuam em UTIs, estão sendo orientados sobre a conduta terapêutica indicada em cada caso, através de capacitações in loco ou videoconferências.
As universidades e escolas que iniciaram nesta segunda-feira o seu segundo semestre letivo também foram e continuarão sendo orientadas para evitar a transmissão do vírus entre os alunos. A recomendação é que os professores esvaziem as salas, abram portas e janelas durante o intervalo para arejar os ambientes. Caso percebam em algum aluno sintomas de gripe, devem orientar os pais ou responsáveis para que o mesmo não freqüente a unidade escolar até que se conclua a investigação do caso. Se a incidência da gripe A for confirmada, as aulas serão suspensas na turma e, eventualmente, em toda a escola.A Secretaria de Estado da Saúde também esclarece que, em função desta determinação para que crianças gripadas fiquem isoladas até o final do tratamento, os pais ou responsáveis têm o direito de solicitar dispensa no emprego pelo período em que o filho não puder freqüentar a escola. As federações do comércio e da indústria também estão sendo orientadas pela SES para tomar a mesma medida, dispensando temporariamente do trabalho todos os funcionários com sintomas de gripe.
Desde 24 de abril, quando a Organização Mundial da Saúde acionou os países membros da OMS sobre a ocorrência de casos de Influenza A, na época ainda tratada como gripe suína, a Secretaria de Estado da Saúde vem seguindo o Regulamento Sanitário Internacional para a contenção de uma pandemia. Na mesma ocasião, foi instalada em Santa Catarina uma Unidade de Resposta Rápida (URR) na Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Com funcionamento 24 horas, a URR atua na vigilância e no monitoramento da situação, sendo responsável pela distribuição de medicamentos antivirais, de kits de biossegurança e dos meios de cultura para o diagnóstico da gripe A.
Para informar a população sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu mais de meio milhão de folders e centenas de cartazes, produziu informes para a TV e campanhas de rádio, que continuarão a ser veiculadas por período indeterminado, no intuito de conscientizar os cidadãos sobre as medidas básicas capazes de controlar a transmissão do vírus.

Um comentário:

MFC disse...

Outras ainda virão, mas é importante relembrar que a letalidade da gripe A é de apenas 20% da gripe comum - 0,1% contra 0,04%. O que mais tem chamado atenção na nova gripe é a faixa etária dos óbitos: em sua maioria jovens e adultos jovens, alguns sem nenhuma comorbidade associada. Ainda não se sabe o motivo, pelo pouco conhecimento que se tem do vírus.
O IMPORTANTE É A PREVENÇÃO!