Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Síntese dos Pronunciamentos da Sessão da Câmara Municipal de Blumenau de 28/10/2008

SÍNTESE DOS PRONUNCIAMENTOS DA
CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU
28/10/2008

GRANDE EXPEDIENTE

JOÃO JOSÉ MARÇAL (PP) – comentou de visita, ontem, de Jorge Muller (Presidente da FAEMA) à Casa Legislativa. Muller comentou sobre a importância dom meio ambiente e o que o legislativo poderia fazer sobre o assunto, como economia de papel, água e luz. Marçal reclamou da pequena presença dos vereadores no Plenário. O vereador disse ainda que não adianta falar de maio ambiente para adultos. Tem-se que falar para as crianças. Temos que falar com o Secretário da Educação e colocar o Meio Ambiente como matéria efetiva. No governo federal a situação não é diferente. Tanto é verdade que a Ministra Marina Silva largou o cargo. O governo federal insiste em fazer barragens, mas poderíamos ter outras soluções. Na Espanha construíram uma torre com mais de 100 metros de altura, rodeadas de espelhos que captarão o calor de aproximadamente 250ºC, gerando energia para mais de 6 mil residências. Falou da importância da água e do valor que ela representa. Afirmou que em Itajaí tiveram que construir uma barragem para evitar que a água do mar avance sobre os rios.

ÂNGELO RONCÁGLIO (PPS) – parabenizou os funcionários públicos pela passagem de sue dia. Afirmou que o projeto de Marçal sobre a captação de água de chuva foi um dos melhores projetos que passou nessa legislatura. Disse que entrou com protocolo na Praça do Cidadão para que fosse acatada pela FAEMA a Lei 6.336 que protege as áreas verdes. Fez o plantio de palmitos em área verde que estava sendo depredada. A FAEMA negou que o mesmo fizesse a cerca para proteção conforme prevê a referida Lei. Pediu atenção também para que o AG do Garcia atenda a comunidade daquele bairro de forma geral. Infelizmente estão atendendo somente a população vizinha ao AG. Reclamou da falta de segurança. Teve sua loja assaltada três vezes nesse mês e furtaram um caminhão que usava na floricultura, causando nesse mês um prejuízo de mais de R$ 40 mil. Há quatro anos estão pedindo mais policiamento em Blumenau e o governo do estado não está fazendo nada. A gente trabalha para a bandidagem levar. Estamos em falta de 300 policiais militares e 69 policiais civis. Temos que cobrar do governador do estado. Foi um bom governador para Blumenau, mas em questão de segurança pública foi um péssimo governador.
BRAZ RONCÁGLIO (PTB) – a questão da falta de segurança hoje marca o país. Os meios de comunicação escolhem uma matéria para ficar martelando por 15 ou 20 dias, quando na verdade inúmeras situações similares e que não são dadas a devida importância. (Comentou dos casos Eloá e Casal Nardoni). Afirmou que a situação mundial vai prejudicar os têxteis. Daí sim o roubo vai comer solto. Precisamos sim de mais efetivo policial. Comentou da importância das calçadas realizadas no Garcia. Afirmou ainda das enxurradas que podem prejudicar muito a cidade , pois a terra já está saturada em virtude da grande quantidade de chuva.

JOSÉ GASPAR CLERECÍ (PMDB) - "A educação acontece durante o contato com os pais e a reunião da família", segundo o vereador JOSÉ LUÍS GASPAR CLERICI (PMDB) que abordou a vida social das famílias na atualidade na sessão ordinária desta terça-feira. "A educação familiar do mundo moderno está uma desgraça. Hoje o computador domina e pai e mãe não se falam mais", refletiu.Gaspar apontou que a partir da inserção das mulheres no mercado de trabalho a educação das crianças ficou com a escola e disse que o tempo que os filhos ficam longe dos pais, principalmente no período de zero aos 7 anos, é que são preparadas para o mundo. "Cidadão nenhum nasce criminoso e o acompanhamento dos pais é fundamental. Saber onde está, com quem, o que está fazendo", afirmou.

RUFINUS SEIBT (PMDB) – As reformas e ampliações em escolas estaduais situadas em Blumenau foram comentadas pelo vereador RUFINUS SEIBT (PMDB) na tarde desta terça-feira. Uma delas foi a EEB Christoph Augenstein onde, além da reforma, estão sendo construídas novas salas de aula e um laboratório de informática. O peemedebista acrescentou que está sendo deixado um espaço para futuras ampliações.

JENS MANTAU (PSDB) – parabenizou os servidores públicos e reconheceu a importância da categoria. Pediu mais segurança no acostamento para a Rua Gustavo Zimmermann. Comentou dos números da Oktoberfest 2008. Disse que a festa teve um sabor especial e agradeceu aos que participaram da festa. Agradeceu ao povo blumenauense pela paciência que teve com alguns transtornos que talvez a festa tenha causado. Comentou o número de prefeitos eleitos do PSDB (788), sendo o segundo partido que mais elegeu no Brasil.

MARCO ANTÔNIO WANROWSKY (PSDB) – falou da questão do idoso. Com o aumento da tecnologia e da expectativa de vida do idoso não tenho assistido uma atenção real e firma. Só de aposentados temos mais de R$ 10 milhões. Na última década os aposentados perderam mais de 60% do valor da aposentadoria. Temos que criar política de inclusão social para a 3ª idade. É necessário urgentemente acabar com os “depósitos” de idosos. Tem-se que criar políticas de atendimento e entretenimento para essas pessoas. Esse assunto deve ser tratado como prioridade pelos entes públicos. Existe um falso estatuto (porque não é cumprido). Essas pessoas produziram e trabalharam tanto e merecem ser respeitadas. Marçal, em aparte, afirmou que o grande problema é o governo federal (através do INSS que não reconhece o valor do idoso). Marco Antônio disse que o problema é maior e encaminhou o Projeto de Lei para a criação do Conselho Tutelar do Idoso.

ISALTINO PEDRON (PT) – falaram em calçadas, mas não foram no binário da Rua Paris. Lá não tem nem espaço para calçada. Depois vão querer alargar, mas não vai dar. Lá não tem 6 metros de largura. Afirmou que como está sendo construído, mal e mal passa um ônibus. Criticou o fato da Clara Mantau ainda não ser preferência em relação à Rua Humberto de Campos no sentido centro/bairro. É brincadeira o que estão fazendo. Ou tem receio, ou estão sendo comandados pelos donos do Angeloni. Sugeriu também que esse trecho fosse mão única no sentido bairro/centro. Os piquetes do trevo da Rua São João sumiram. Fez aniversário, não fizeram e agora sumiram com os piquetes.

MARIA EMÍLIA DE SOUZA (PT) – não é só o binário da Rua Paris. Mostrou foto no Trevo do Tomio onde a construção de um galpão está sendo feita praticamente em cima da via pública. Isaltino, em aparte, afirmou que a construção está sendo feita a um metro e meio do meio-fio da Rua Governador Jorge Lacerda e foi autorizada pelo Executivo. Disse que em 6 de março de 2008 solicitou à FAEMA licença ambiental de obra no bairro Vorstadt e até agora não veio resposta. Querem falar ainda da presença do Presidente da FAEMA nesta casa. Certamente estão enrolando. Disse que com as Leis fazem a mesma coisa. Sobre o Conselho Municipal do Idoso, este já existe, mas não é ouvido. Eles se negam a observar as denúncias contra os Asilos. O partido de Marco Antônio foi muito indigno com o idoso e com as políticas de proteção.

VANDERLEI DE OLIVEIRA (PT) – afirmou que quer mostrar a cidade real. Ou os vereadores não sabem das filas nas creches ou estão se deixando enganar. Não sabem, decerto do problema da merenda nas creches; das creches fechadas. Tudo está bonito na cidade fictícia. Comentou da falta de compromisso dos governos estadual e municipal sobre a falta de indenização das terras limítrofes do Viaduto da Mafisa. Trouxemos o ministro, a senadora, destrancamos os entraves federais e o município não cumpriu as suas obrigações. Perguntam agora cadê o maquinário em Blumenau. Perto das eleições tudo estava azul, as placas, os materiais, os homens de azul trabalhando; sumiram todos. Disse que compactua com Marco Antônio, mas relembrou de como foi o governo FHC que desvinculou a aposentadoria do Salário Mínimo. Lembrou ainda da criação do Fator Previdenciário. Por que o governo do estado silencia no que se refere a segurança pública. Por que o governo do município silencia quanto à segurança pública. Se a segurança pública vai mal, a segurança privada vai bem. Isso também com a saúde, a educação. Disse ainda que a cidade fictícia vai bem, mas a real.... Aproveitou para parabenizar os funcionários públicos pela passagem de seu dia.

NAGEL MARINHO (DEM) – criticou a ausência dos vereadores no Plenário. Estavam somente Marçal, Jovino, Jens, Maria Emília e Vanderlei de Oliveira. Disse que estranhou não haver nada nos jornais sobre o Dia do Funcionalismo Público. Disse que Ângelo esteve na delegacia hoje prestando queixa do furto de um veículo e não pôde sair para fazer diligências porque estava sozinho na Delegacia. A Câmara de Blumenau sempre foi omissa. Quis chamar o Secretário de Segurança Pública e não me deixaram. A Câmara sempre foi omissa. Tínhamos que ter chamado o secretário e não um enviado seu. Temos que falar com quem conhece polícia e não com quem não conhece. Disse que Décio Lima assinou o projeto do POC e com isso conseguiu-se ainda melhorar um pouco a Polícia Civil. Querem me silenciar. Querem trabalhar contra mim. Caminho para outra campanha para mostrar, para muitos imbecis, que tenho votos e amigos. Disse que durante a campanha esteve em “depósitos” de idosos que foram esquecidos pelos familiares.

JOVINO CARDOSO (DEM) – parabenizou o servidor público. Comentou que Blumenau tem um número muito aquém do esperado em relação ao policiamento militar e civil. Ângelo, em aparte, disse que tentou fazer duas audiências públicas com o Secretário de Segurança Pública e ele não veio em nenhuma das duas. Afirmou ainda que o Secretário da 15ª Regional deve se empenhar mais nesse assunto.

MARCELO SCHRUBBE (DEM) – também parabenizou os funcionários públicos. Comentou a morte do Bombeiro Militar falecido por intoxicação quando salvou mineiros na cidade de Forquilhinha.

Nenhum comentário: