Candidato do PT aparece com 60,2% na pesquisa. Darci de Matos, do DEM, tem 26,2%
Na primeira pesquisa do Instituto Mapa, contratada pelo jornal “A Notícia”, o candidato Carlito Merss (PT) tem 60,2% na pergunta estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados. Darci de Matos (DEM) está com 26,2%.
O número de brancos e nulos representa 5%, enquanto 8,6% não sabem ou não responderam. Considerando-se apenas os votos válidos, Carlito tem 69,7% e Darci 30,3%.
Na pesquisa espontânea — sem a identificação dos candidatos —, Carlito aparece com 55,7% e Darci com 23,9%. O percentual de brancos e nulos permanece o mesmo, mas aumenta o número de entrevistados que não souberam ou não responderam: 15,4%.
A pesquisa também perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. O índice de rejeição do candidato do PT é de 16,1%, enquanto o do candidato do DEM é de 35,3%. Já 42% dos entrevistados disseram não rejeitar ninguém, 4,2% rejeitam os dois e 2,4% não sabem ou não responderam.
Sobre a decisão de voto, 73% dos entrevistados afirmaram que a posição é definitiva, sem mudanças até o dia da eleição. 16,4% disseram que podem mudar, 7,6% afirmaram não saber ainda em quem votar e 3% que vão votar em branco ou anular.
O Mapa perguntou ainda sobre influências exercidas por lideranças políticas: 64,6% dos eleitores responderam que votariam num candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 49,2% escolheriam um nome de preferência do prefeito Marco Tebaldi.
As avaliações administrativas das gestões do prefeito Tebaldi, do governador Luiz Henrique da Silveira e do presidente Lula também entraram na pesquisa.
A PESQUISA DE JOINVILLE
Período de campo: 9 e 10 de outubro O Mapa ouviu 805 eleitores Margem de erro: 3,5 pontos percentuais SolicitanteRBS – Jornal A Notícia Registro no TRE 109362/2008 (96ª Zona Eleitoral de Joinville)
Fonte: Portal A Notícia
Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário