Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lula pede e PMDB deve apoiar Tião Viana no Senado


Em jantar com caciques do PMDB, Lula defendeu explicitamente o nome de Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado no biênio 2009-2010.

Deu-se na noite de quarta (8), no Palácio da Alvorada. Um dia em que a bancada peemedebista ungira, à tarde, o nome de Michel Temer (PMDB-SP) para a sucessão na Câmara.

Lula elogiou a escolha de Temer. E disse que não seria uma “boa política” o PMDB reivindicar também o comando do Senado.

A menos, disse ele, que José Sarney (PMDB-AC) se dispusesse a concorrer. Presente, Sarney desconversou: “Isso é tarefa para gente mais jovem”.

Neste caso, emendou Lula, o melhor seria o PMDB concentrar-se na eleição de Temer na Câmara e abrir caminho para Tião Viana no Senado.

Além de Sarney, representavam o PMDB do Senado no repasto do Alvorada Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO) e Renan Calheiros (AL).

Nenhum deles se opôs ao nome de Tião. Sarney e Jucá chegaram mesmo a elogiar o colega petista. Eles esmiuçaram a Lula a estratégia que planejam adotar.

Desejam negociar com a oposição, em termos institucionais, o rateio dos cargos da Mesa diretora do Senado, respeitada a proporcionalidade das bancadas.

Só depois evoluiriam para a definição dos nomes. E o de Tião Viana iria ao primeiro lugar na fila de alternativas para o posto de presidente.

Teria de ser ungido por indicação de todo o consórcio governista, não apenas da bancada do PT.

Foi a primeira vez que o PMDB admitiu abrir mão da presidência do Senado. Até então, o partido vinha alegando que, como dono da maior bancada, teria a primazia na indicação do comandante da Casa.

O gesto prenuncia a superação de um problema que envenenava as relações internas do PMDB: a divisão entre as bancadas do partido na Câmara e no Senado.

Lula celebrou a atmosfera de “unidade”. Disse que assim, unido, o PMDB fica mais forte e se consolida como parceiro prefencial para o projeto da sucessão de 2010.

Um projeto que estava representado na mesa do Alvorada por uma Dilma Rousseff risonha e solícita. Bem mais solta do que os colegas Tarso Genro e José Múcio, também presentes.

Lula lembrou que os 14 partidos que compõem a sua base congressual beliscaram nas urnas de domingo (5) cerca de 70% das prefeituras em disputa. Basta agora, disse ele, zelar para que essas legendas se mantenham juntas até 2010.

Para evitar ruídos, o presidente disse que só fará campanha no segundo turna na São Paulo de Marta Suplicy (PT) e nos municípios do ABC paulista.

Quanto aos ministros, estarão liberados para pedir votos apenas nos Estados onde têm militância política.

Algo que os deputados Michel Temer e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) consideraram sensato.

O PMDB mede forças com candidatos governistas em municípios estratégicos. Entre eles Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. E acham que não seria razoável que autoridades de Brasília se metessem nessas disputas.


Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário: