Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Kassab e Marta partem para o ataque, trocam acusações e esquentam debate em SP




No primeiro debate do segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT) trocaram ataques sobre suas gestões, acusações mútuas sobre suas trajetórias políticas e revelaram a estratégia que deverão adotar até as eleições do dia 26 de outubro, em tom bem menos ameno do que no primeiro turno.
No encontro mediado pelo jornalista Boris Casoy na noite deste domingo (12), os dois candidatos concordaram apenas em uma resposta, dizendo que irão cumprir integralmente o mandato caso sejam eleitos.

"Pretendo fazer um governo tão bom que vou ficar oito anos. E espero ter a possibilidade de arrumar o trânsito dessa cidade, que peguei caótico", disse Marta, em sua primeira crítica a Kassab. O prefeito também afirmou que irá ficar por mais quatro anos e fez a primeira menção ao governador José Serra (PSDB). "Tanto vou continuar que continuei o trabalho de Serra aqui na cidade", disse.
Pitta x Maluf x Lula x Serra
A partir de então, ambos abandonaram a cordialidade. Em sua primeira pergunta a Marta, Kassab deu mostra de que os ataques não seriam brandos. "Em nosso governo, triplicamos o volume pavimentado e quadruplicamos o recapeado. Por que na sua gestão essa área [de asfaltamento] foi tão insignificante?", questionou. Na segunda, emendou: "Você vai continuar com a taxa de asfalto?"

Os ataques causaram a irritação de Marta, que subiu o tom e voltou a atrelar o adversário à gestão Celso Pitta, de quem Kassab foi secretário de Planejamento. "Kassab era secretário de Planejamento de Pitta e ajudou a acabar com a cidade, era um caos em todas as direções. E quando se falava em governo da reconstrução, na minha gestão, era de verdade, não era só uma palavra", atacou Marta, que alfinetou: "Eu fiz muito [asfalto] na periferia, coisa que você só fez nos Jardins."


Kassab também explorou as alianças de Marta. "Você tem a mania de trazer o Lula, o Maluf, o Pitta. Nós temos que discutir propostas. E ainda faz túneis nos Jardins, para atender bairro de ricos", disse Kassab.

"Eu acho muito importante saber com quem se anda. Eu ando com Lula, e tenho muito orgulho. Você anda com Maluf e Pitta, e agora tem vergonha disso. Essa questão da trajetória é muito importante. Então, assuma a sua", rebateu Marta. "O Maluf é da base de governo do Lula, e, em relação ao Pitta, assim como milhões de eleitores, me arrependi e me afastei", completou o prefeito.

No terceiro bloco, Marta voltou a atacar a trajetória de Kassab, desta vez, criticando seu partido. Ela disse que o democrata está travestido de tucano. "O DEM é o PFL que mudou de nome. Partido dos coronéis do nordeste. A única coisa que sobrou pra esse partido é a prefeitura de São Paulo", disse.

"A candidata Marta faz um debate pequeno, até mesquinho. Vai ver é desespero. Ela tem em sua campanha Delúbio, do Mensalão, gente do dólar na cueca. Ela esquece de falar. Então, eu faço um convite para manter o nível nesse debate, nessa campanha, em respeito ao eleitor", disse Kassab.
Ex-prefeita x prefeito

Os candidatos também trocaram ataques sobre a situação que encontraram na prefeitura quando assumiram seus respectivos mandatos. Marta disse que Kassab tem duas faces, a da propaganda e a como prefeito. O candidato à reeleição atrelou a imagem da petista às taxas.
"A situação difícil que Marta encontrou, nós encontramos em dobro em dívidas", disse Kassab, que fazia questão de chamar Marta de "ex-prefeita". "Eu estou pasma com o que você está falando. Você mistura tanto as coisas que é difícil até de desmentir. Eu não deixei a prefeitura falida. Então, vai com calma", irritou-se a petista.

Ambos afirmaram terem assumido a prefeitura com a "cidade quebrada". Enquanto Marta atacou Pitta, a quem sucedeu, Kassab atacou a ex-ministra do Turismo, que governou até assumir José Serra, em 2005. "Sua gestão com o Pitta deixou essa cidade com uma dívida tremenda. O que eu entreguei para vocês é infinitamente melhor do que eu recebi. Vocês receberam a cidade organizada", disse Marta.

Com relação às propostas, caos no trânsito foi o principal tema dos candidatos que, ainda assim, não abandonaram o tom de ataque. Marta afirmou que a culpa da situação do transporte na capital é do atual prefeito, que "não investiu em corredores de ônibus", enquanto Kassab afirmou que irá "colocar verba no metrô".

Marta veio preparada com vetos e projetos de Kassab, como o do pedágio urbano. "O projeto está lá, por que não tirou o projeto?", questionou Marta, sobre o fato de que o prefeito apresentou projeto na Câmara que previa a cobrança.

"Foi um equívoco na nossa secretaria de governo. Enquanto eu for prefeito, não haverá pedágio urbano, diferente da ex-prefeita, que tinha impostos e taxas como principais iniciativas em seu governo. Ela não investiu na saúde, não fez as AMAs. Vejam a pesquisa, vejam as urnas. A população tem memória e está contente com a nossa gestão. É mentira da ex-prefeita, esse projeto não existe", atacou o democrata.
A agressividade dos candidatos provocou três pedidos de resposta, dois de Marta e um de Kassab. O único atendido foi o do prefeito, causando nervosismo na petista. Ambos afirmaram ter sido vítimas de ataque pessoal, sendo chamados de mentirosos pelo adversário.

Ainda sobre o trânsito, Kassab disse que combateu a fraude nas catracas e perguntou à Marta se ela vai permitir que isso volte. Marta criticou o prefeito. "Se tem fraude, deve-se controlar melhor as fraudes, ao invés de retirar o benefício da população", disse a petista, referindo-se ao fim do carregamento do Bilhete Único na catraca. Kassab retrucou: "Eu não controlo [a fraude], eu combato mesmo. E isso é fazer justiça social".

CEUs e Internet

Kassab atacou o projeto de Marta, que pretende levar sinal de Internet gratuito para toda a cidade. "Por que gastar tanto dinheiro num projeto de grande dificuldade como esse, que foi implantado apenas em uma cidade do país, ao invés de gastar com saúde?", ironizou. Marta rebateu, dizendo que o custo não é extraordinário. "Eu banquei os telecentros, quando seu partido dizia que não."

Kassab continuou com as ironias. "A Marta vai implantar essa Internet, que parece mais aquele CEU Saúde, que ela não fez. Mais um factóide", alfinetou, mais uma vez irritando a petista. "A saúde tem uma verba própria, e o orçamento hoje é muito maior hoje. Você está pensando muito pequeno, tem que pensar grande. E as pessoas estão doidas para ter Internet gratuita e eu vou fazer", respondeu Marta.

Sobre o CEU profissionalizante, Marta afirmou que Kassab vetou projeto que previa a implantação e, agora, promete colocar a proposta em prática em sua propaganda eleitoral. "Em que Kassab a população deve acreditar? No Kassab real ou no da propaganda? São dois Kassabs", desafiou.

"A população pode votar tranqüilamente no Kassab que vetou esse projeto porque isso é uma responsabilidade do governo do Estado. E estamos implantando isso com o governador José Serra", disse Kassab. "Então você confirma o que você está falando, porque, na propaganda, você fala que é você quem vai fazer", retrucou novamente Marta.
Com relação às taxas, Marta mais uma vez se irritou e prometeu. "Eu não vou fazer mais taxas nessa cidade. A gente aprende com a vida".
Fonte: Portal UOL
Foto Marta Suplicy: Luciano Andrade
Foto Gilberto Kassab: Página do candidato

Nenhum comentário: