Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bolsas disparam após mobilização mundial contra a crise

As Bolsas da Europa e da Ásia recuperaram a confiança nesta segunda-feira com fortes altas, depois dos esforços internacionais do fim de semana para estabilizar os mercados e à espera de que os países europeus detalhassem os plano de ação.

Às 8H15 GMT (5H15 de Brasília), o índice Footsie 100 da Bolsa de Londres ganhava 6%, depois da queda de 8,85% sexta-feira, a maior baixa em um dia desde outubro de 1987.

A Bolsa de Frankfurt registrava alta de 6,5% e Paris de 7,3%.

Em Madri, o índice Ibex 35 ganhava 6,78%.

Nos países nórdicos, a tendência de alta também era observada na manhã desta segunda-feira: Oslo ganhava 7,88%, Copenhague 7,29%, Estocolmo 5,72% e Helnsinque 5,56%.

O entusiasmo levou a Bolsa de Viena a registrar alta de quase 13% no início da sessão.

No Oriente Médio, o entusiasmo era parecido: na Arábia Saudita, a Bolsa mais importante do mundo árabe, a alta era de 5,4%, enquanto Dubui ganhava 6,6% e Abu Dhabi 6%.

A confiança parece ter voltado aos mercados nesta segunda-feira, depois que os líderes mundiais multiplicaram os anúncios coordenados durante o fim de semana, mobilizando os grandes fóruns internacionais: G7, G20, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial.

Os chefes de Estado e de Governo da zona euro concordaram em garantir os créditos interbancários até 31 de dezembro de 2009, em uma tentativa de acalmar a tensão em um mercado paralisado.

Também se comprometeram a evitar a falência dos grandes bancos, por meio essencialmente de operações de recapitalização.

O governo britânico anunciou nesta segunda-feira que recapitalizará os bancos RBS, HBOS e LLoyds TSB por um valor de 37.000 bilhões de libras esterlinas (64 bilhões de dólares).

A confiança também chegou aos mercados asiáticos, onde todas a Bolsas fecharam com fortes altas, com destaque para Hong Kong, com 10,24%.Seul ganhou 3,8% e Xangai 3,65%.

A Bolsa de Tóquio permaneceu fechada por ser feriado no Japão.Na mesma linha fecharam em alta Sydney (5,6%), Taipé (+2,15%) e Manila (+1,0%).O clima de otimismo precisa agora superar o grande teste nos mercados dos Estados Unidos.

Fonte: Portal UOL

Nenhum comentário: