Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nossa Homenagem

Professores passam, mas as marcas que deixam na vida permanecem, sejam elas negativas ou positivas.
Antes de alguém ser professor, ele é aluno. Por isso, quer sejamos professores ou não, lembramos dos mestres que passaram em nossa vida.
Como é bom contar sobre os jeitos dos professores que passaram em nossa vida. Mas como é, também, significativo poder ser professor de alguém. É uma graça de Deus.

Três dias depois do dia das crianças, comemoramos, no Brasil, o Dia do Professor. Ele é comemorado no dia 15 de outubro apenas no Brasil.

A sua criação tem a ver com a criança, a educação e o professor. Neste contexto, encontramos uma chave significativa para abrirmos a dimensão do desenvolvimento. Investir na criança e no professor significa promover desenvolvimento em todas as áreas humanas.

A comemoração do Dia do Professor tem a sua origem num decreto imperial. No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava da descentralização do ensino, da contratação e do salário dos professores, das disciplinas básicas que todos os alunos deveriam aprender, currículo mínimo e das escolas dos meninos e das meninas. A lei tinha limites como, por exemplo, todos deveriam aprender a ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas, mas só os meninos aprendiam geometria prática, enquanto as meninas estudavam economia do lar. A escola ajudava a definir e limitar os espaços conforme o sexo dos estudantes. Apesar de seus limites, ela foi uma lei importante.

Diante de sua importância, na década de 1930, o dia 15 de outubro começou a ser comemorado como o dia do professor. A sua origem está na data do decreto de 1827. Em 1963, a data começou a fazer parte do calendário do país por força de um decreto, do Presidente João Goulart. Era a época em que Paulo Freire implantava o projeto de alfabetização de adultos.

Não é novidade falar que há problemas em relação à docência e educação, no país. Faltam condições materiais, físicas, humanas, estruturais, conhecimento científico, visão de desenvolvimento e de ser humano, de sistemas de ensino , etc. Há muito por fazer. A melhoria é responsabilidade de todos nós.

Com sua dedicação aprendemos a ler, escrever, noções de história e geografia, fazer contas, cumprimentar as pessoas, relacionar-se com respeito. Ter educação significa ser educado em tudo. Obrigado professor por sua luta e por sua dedicação.

Sei qua há muiro pouco a comemorar, mas saiba que estamos sempre pensando em você com gratidão.

Nenhum comentário: