Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Síntese dos Pronunciamentos da Sessão da Câmara Municipal de Blumenau de 14/10/2008

Entrada de Requerimento Especial: Formação de Comissão para reabertura das negociações entre Sintex e Sintrafite, comissão esta formada por sete vereadores, sendo um de cada partido.

Vanderlei de Oliveira (PT) pediu que fosse retirado o cerco feito pela PM à Prefeitura onde os funcionários das indústrias têxteis acompanham a sessão ordinária da Câmara.

Momento da Presidência - Vivian Bertoldi (Presidente do SINTRAFITE) – falou sobre a situação econômico/social mundial afirmando que o Brasil vai conseguir superar o que o resto do mundo está passando. Falou do crescimento real do Brasil e o quanto as indústrias têxteis cresceram nos últimos tempos. “Quem mais sofre com a crise são os trabalhadores. Os empresários estão sendo beneficiados com a alta do dólar. Por que os patrões querem a greve? A greve é a última alternativa que temos. Os trabalhadores não querem a greve. Não estamos somente lutando por salário. Lutamos por salário e dignidade de vida. O assédio moral é constante e os trabalhadores estão ficando adoecidos. A greve é pacata e pacífica. A cavalaria está rondando as fábricas para intimidar os grevistas. Os trabalhadores estão sendo humilhados e sendo tratados como bandidos. Faço a denúncia de que empresários tentaram negociar com as empresas de transportes para impedir que os trabalhadores fossem à Câmara de Vereadores lutarem por seus direitos. Não vamos nos render, não vão conseguir nos impedir. Montaram uma verdadeira indústria de boatarias e matérias pagas estão sendo colocadas nos jornais para tentar inverter a situação do movimento. Tentam nos chamar de violentos, bêbados e outros adjetivos. Violento é que nós estamos sofrendo. É o assédio moral, a falta de salário digno e outras coisas mais. Viemos a esta casa pedir o seu apoio. Pedimos que apóie nossa greve e que exijam que os patrões se sentem e negociem com a categoria. Agradeço ainda o apoio da ALESC que está votando uma Moção para o retorno das negociações. Esta luta é justa. Esta luta é de direito. Que patrões são esses que tratam os trabalhadores com policiais na porta de fábrica como se fossem bandidos. Queremos dar uma melhor condição de vida aos nossos trabalhadores”, encerrou a sindicalista.


GRANDE EXPEDIENTE

JOÃO JOSÉ MARÇAL (PP) – citou a edição do jornal Planeta Verde que traz à tona o assunto Meio Ambiente. Voltou a falar de seu projeto de captação de água da chuva. Os asfaltamentos estão secando os lençóis freáticos porque quando chove não há mais penetração no solo, levando essa água direto para os rios. Saudou também o Lions Club. Reclamou que, em torno do quilômetro 50 da BR 470, quando chove fica todo alagado o acostamento. O prefeito determinou que fosse construída uma galeria. O prefeito JPK está hoje em Brasília para resolver o problema. O asfalto da Rua Bernardo Scheidemantel será colocado até a semana que vem. Agradeceu a Cia. Karsten por doação de terreno à prefeitura para construção de Posto de Saúde (o vereador foi apupado).
ÂNGELO RONCÁGLIO (PPS) – agradeceu os votos recebidos e as pessoas que o receberam na porta de fábrica. Elogiou o comportamento dos grevistas. Solicitou ao vereador Marçal que cobre da administração municipal a construção de ciclovias e calçadas na Rua Bernardo Scheidemantel; e espero que a obra seja feita até o final. Solicitou providencias na Rua Júlio Ruediger Sênior, em torno do número 90 onde um veículo caiu dentro de buraco. Fez outros apelos à bancada governista. Afirmou ainda que gostaria de estar na Comissão de Negociação dos grevistas com os patrões têxteis.
JENS JURGEN MANTAU (PSDB) – solicitou ao Executivo Municipal a drenagem e limpeza do Ribeirão Itoupava Central, além do alargamento da ponte da Rua Carlos Pagel. Comentou a Mini-Oktoberfest realizada ontem com as crianças de escolas e creches públicas da cidade. Disse que o PSDB estará presente na Comissão através do Vereador Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky. O PSDB será um parceiro nessa negociação.
RUFINUS SEIBT (PMDB) – coloca seu nome à disposição para compor as negociações. Comentou da quadra de lazer que está sendo construída na Praça das Gaitas Hering e da importância do Parque Ramiro Ruediger para as práticas esportivas. Agradeceu ao Ângelo Roncáglio pela doação da mão de obra para a confecção da Praça das Gaitas Hering. Afirmou que defende a construção de um estádio público de futebol.
JOSÉ GASPAR CLERECI (PMDB) – pediu para que os vereadores votem favoráveis ao requerimento de criação da comissão de negociação. Disse que se sente honrado por ter sido trabalhador têxtil da antiga Artex S/A. Parabenizou os professores pela passagem do Dia do Professor que acontecerá amanhã.
MARCO ANTONIO WANROESKY (PSDB) – disse que é muito bom ver os trabalhadores têxteis na Casa Legislativa, já que foi médico do trabalho em várias empresas têxteis da região. Disse que cada voto recebido nos torna responsáveis, mesmo aos que não se elegeram, pois é uma procuração que nos é dada. Cada voto que recebi é um voto de confiança. A tolerância e o bom-senso têm que prevalecer e o momento do patronal e dos trabalhadores exige isso. Em algum momento ambos têm que ceder em algo. Faço o apelo ao Sindicato Patronal para que isso aconteça. É indispensável a volta das negociações. Os trabalhadores pedem o que acham justo e o patronal coloca o seu contraponto. Há que se chegar a um consenso. O diálogo e o melhor caminho para uma solução.
ISALTINO PEDRON (PT) – disse que passou 8 anos brigando por uma baia e uma passarela na Rua João Pessoa. Passada a eleição finalmente começaram a obra. Quando da greve dos têxteis em 1989 era o Presidente do Sindicato dos Eletricitários. O trabalhador quer tratamento com dignidade. O trabalhador não é relegado ao segundo plano, simplesmente foi esquecido. Quer saber de quem foi a ordem para isolar a figueira. Um espaço público para as reivindicações. Finalmente vimos nossos policiais. Eles existem. Alguém pensou que poderia haver um malfeitor no meio dos têxteis. Isso é uma safadeza. Sequer deixaram ficar junto à figueira para cobrar do legislativo um posicionamento. A unidade da categoria é importante nesse momento. Convoquem seus colegas de trabalho para que adiram à greve.
MARIA EMILIA DE SOUZA (PT) – esperam que vocês tenham sentimento de acolhida pelos vereadores, apesar do cerceamento da polícia. Sabemos quem mandou a polícia. Foi o Governador do Estado, o Secretário de Segurança Pública, a Tríplice Aliança, que 80% dos vereadores pertencem. Bastaria o presidente dar um telefonema ao seu amigo governador do estado para que retirassem o cerco. Eles estão agindo como se fosse uma guerra. Só que eles não contam com a resistência de vocês. O Prefeito disse na campanha das vagas em creches?! Já provamos que era mentira. Agora aqueles que nos falham no dia-a-dia funcionam aos patrões. A polícia apareceu, está aí embaixo. Não era necessária comissão. Eles têm poder junto às empresas. Basta o prefeito pedir aos empresários o que os trabalhadores querem. Estejam firmes. Se dependesse do que lesse em jornal, até eu estaria mandando a polícia em cima de vocês.
VANDERLEI PAULO DE OLIVEIRA (PT) – temos dificuldade de fazer a fala mansa. Ela engana há muito tempo. Os praças, que estão fardados também lutam pelos seus direitos há muito tempo. Estão esperando a implantação do artigo 254. O silêncio de Blumenau não viu a luta dos trabalhadores na porta de fábrica, comendo lingüicinha com pão, enquanto isso a fala mansa de Blumenau fazia com que os empresários estavam comendo filet mignon com whisky. Solicite ao Coronel que levantem as tropas e vão fazer sua função de guardar a coisa pública. Foi o presidente da Republica que disse para que os trabalhadores lutassem por seus direitos. O Coronel tem que recolher suas tropas ao quartel para fazer o que lhes é devido. As pessoas estão morrendo nos postos saúde e a prefeitura compra uma Mitsubishi de mais de R$ 160 mil.
NAGEL MARINHO (DEM) – criticou os grevistas e afirmou que em outra oportunidade o MST quis invadir a Câmara. Eles vieram se infiltrar. O líder sindical Ricardo Freitas também sofreu ataques do vereador. Disse ainda que o movimento e os vereadores de oposição querem denegrir a imagem da polícia. Eles já perderam a eleição mesmo, só podem ser do PT. Os funcionários têxteis ficaram de costas para o Nagel que desafiou: “podem ficar de costas, pois não pedi votos para vocês”, alfinetou.
JOVINO CARDOSO NETO (DEM) – parabenizou pela iniciativa da formação de comissão com a presença de vereadores. Afirmou já ter sido trabalhador da Hering e que não foi fácil. Todas as categorias estão com o salário defasado. “Estou junto nesta luta com vocês”, afirmou.. Parabenizou sua equipe por dar continuidade aos trabalhos. Elogiou ainda a vereadora Maria Emília de Souza chamando-a de guerreira e comprometeu-se a lutar pela passagem de ônibus para as pessoas com 60 anos.

Nenhum comentário: