Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Síntese dos Pronunciamentos da Sessão da Câmara Municipal de Blumenau de 07/10/2008

SÍNTESE DA CÂMARA DE BLUMENAU
07/10/2008

GRANDE EXPEDIENTE

ÂNGELO RONCÁGLIO (PPS) – iniciou seu pronunciamento agradecendo os mais de 13 mil votos recebidos ao lado de Ivan Naatz (PV). Disse que sai vitorioso da eleição porque foi à disputa contra um Deputado Federal, uma Deputada Estadual, a Ministra Dilma Roussef, a Senadora Ideli Salvatti e o Presidente Lula. Fizemos 1/3 da votação de todos eles. Do outro lado a força da máquina da reeleição do prefeito. Lamentou a sujeira feita pelos candidatos no dia da eleição em frente às sessões eleitorais. Teve apenas um vereador da coligação que fez isso e será expulso por isso. Reclamou que em seu comércio tirou mais de 50kg de material e o pior, não foram “os azuis, foram os amarelos”. Reclamou do PT por ter feito isso. Pediu para que o prefeito faça um bom trabalho nesses próximos quatro anos.

LEOBERTO CRISTELLI (PDT) – agradeceu a todos que votaram nele e depositaram os 2,2 mil votos para que continuasse a trabalhar na CMB, mas não foi possível atingir a legenda necessária. Nosso partido elegeu apenas uma cadeira e a mudança prevista por Ângelo Roncáglio se concretizou. Teceu comentários sobre o candidato eleito José de Souza (Zeca Bombeiro) elogiando sua atuação comunitária. Creditou ao destino o fato de não ter se elegido. Parabenizou o sucesso alcançado por JPK e por Rufinus Seibt. Agradeceu as ações do prefeito e pediu que o povo seja respeitado. Nós trazemos as angústias do povo e quem tem a caneta de mão tem que fazer o máximo para atender ao seu povo. Quer transformar os AG’s da cidade em pronto-socorros. “O prefeito não pode escapar disso”.

JOSÉ GASPAR CLERECI (PMDB) – disse que esqueceu de sua campanha para se dedicar à campanha Majoritária e pelos afazeres da presidência da Câmara. Disse que sua equipe de campanha errou em não ter escolhido uma coordenação. Reclamou que a oposição jogou tinta em seu comitê e agora terá que pagar a pintura do prédio. Disse que JPK e Rufinus têm o compromisso de atenderem bem a comunidade. Afirmou que se sentiu abandonado durante a campanha.

BRAZ RONCÁGLIO (PTB) – “a vitória do ganhador é saber perder”. Com isso iniciou seu pronunciamento e parabenizou aos eleitos. Fez menção especial à eleição de Rufinus e a JPK. Disse que JPK tem um nome de coerência e trabalho, por isso conseguiu o êxito. Disse que no Progresso restou muito pouco a fazer em obras públicas. Temos sim que dar respeito ao nosso eleitor. Devido ao número de candidatos na região do Progresso apenas um vereador se elegeu. Eram três anteriormente. Em todo o Garcia ficaram apenas dois vereadores. Agradeceu aos que ajudaram na campanha. Agradeceu a todos os vereadores pelo período em que passou no legislativo. Espera que o AG Garcia passe a atender 24h em pouco tempo e, serão calçadas várias ruas naquele bairro. Disse que não vai sair da política e vai ajudar o prefeito JPK a governar.

JOÃO JOSÉ MARÇAL (PP) – disse acreditar em Deus e na justiça, e que esta prevalece. Também parabenizou Rufinus e que ele será a porta de acesso ao Gabinete do Prefeito. Parabenizou JPK e disse que a vontade popular que a administração municipal continuasse foi confirmada nas urnas. JPK é ético e trabalhador. A contagem final foi espetacular. A votação mostra que é e quem será JPK. Afirmou que Rufinus terá o privilégio de ser citado junto com JPK por uma marco de administração nos próximos quatro anos. Agradeceu à direção do partido e ao Vice-Prefeito Edson Brunsfeld. Disse que Pizzolatti renovou o PP em Blumenau fazendo com que a legenda crescesse muito nos últimos anos. Foi uma campanha histórica. Houve o respeito mútuo e houve respeito ao cidadão. Certamente JPK fará uma excelente administração nos próximos quatro anos.

RUFINUS SEIBT (PMDB) – iniciou agradecendo a Deus por estar novamente na Casa Legislativa e por ter tido saúde para ter conseguido levar a campanha até o final. Agradeceu ainda aos partidos coligados e aos candidatos da aliança que ajudaram a construir o resultado exitoso. Aproveitou ainda para agradecer a JPK pelo trabalho realizado. Agradeceu o servidor público por ter entendido o que o governo fez pela classe, bem como os servidores estaduais e federais. Destacou a presença de Edson Brunsfeld na condução das negociações para que o PP estivesse coligado, alçando assim a liderança da campanha, mesmo adoentado. Agradeceu ao governado LHS pelas verbas enviadas à cidade. Citou o amigo Décio Lima, de Amauri Cadore, De Ivan Naatz e Ângelo Roncáglio, de Dari Diehl e Hartmuth Kraft. Falou dos vereadores da casa e disse que as farpas fazem parte do processo democrático. Disse que pretende, ao menos, empatar em capacidade com o atual vice-prefeito Edson Brunsfeld (PP).

HELENICE GLORINHA LUCHETTA (PSDB) – agradeceu à população pelo processo democrático e ao vereador Marco Antônio Wanrowsky que cedeu o lugar para ela. Agradeceu aos vereadores da coligação que lutaram para o êxito na eleição. Vai reapresentar o projeto que apresentou em 2006 como suplente de vereador que é o “Projeto Incluir”, que visa atender a todas as crianças com deficiência ou distúrbio de aprendizagem. Hoje só existe isso na Fundação Catarinense de Educação Especial. Esse projeto será um ícone de qualidade na educação de nossa cidade. Este é apenas um dos projetos que vai trazer a esta casa para melhorar a vida dos blumenauenses. Por fim agradeceu aos votos recebidos.

* Pela ordem, Ângelo Roncáglio está enviando Requerimento ao TRE, para que proíba que no dia de eleição os partidos políticos e/ou candidatos joguem material no chão.

JENS JURGEN MANTAU (PSDB) – agradeceu aos votos recebidos e pela quinta vez está assumindo uma cadeira no legislativo. Qual o segredo do PSDB para eleger 4 vereadores? Em dois vereadores (Marco Antônio e Jens Mantau) o partido oportunizou que seis vereadores suplentes assumissem, entre eles Napoleão Bernardes Neto e Helenice Luchetta. Ontem, segundo Mantau, várias pessoas que lho cumprimentavam queriam se filiar no ninho tucano. Comentou da inundação ocorrida na Rua Carlos Pagel.

NAGEL MARINHO (DEMo) – disse que os novatos não vão mudar a “cara da Câmara”. Disse que estará na Tribuna Livre da Câmara para cobrar as ações dos vereadores. Disse que hoje a Câmara tem a Tribuna Livre, a votação aberta, o fim do nepotismo. Nenhum vereador muda a Câmara da Câmara. Disse que vai desmascarar os vereadores covardes e mentirosos. Disse que já começou a trabalhar para a próxima campanha. Creditou o sucesso do PSDB a João Paulo Kleinubing que foi o grande líder dessa campanha.

ISALTINO PEDRON (PT) – cumprimentou a comunidade de Blumenau pela demonstração de ordem no cumprimento da democracia. Cumprimentou JPK e Rufinus pela eleição e aos demais vereadores eleitos e aos que ajudaram com seus votos suas legendas. Cumprimentou Décio Lima e Cadore, bem como os outros candidatos a prefeito. Citou alguns de seus projetos que serão marcas na cidade. Deseja aos que se elegeram muito sucesso e prometeu continuar na política. Disse que é soldado do partido e que todos podem continuar ligando para resolver seus problemas que, dentro do possível, vou ajudar.

MARIA EMÍLIA DE SOUZA (PT) – saudou à democracia e comentou da importância da resistência à ditadura militar para que pudéssemos viver esse estado democrático. Falou da formação da Tríplice Aliança e que ela deveu-se ao carinho de Décio Lima e de Lula que apoiaram LHS na eleição contra Amim. Só vai haver renovação se o Poder Legislativo tiver independência. “Passei aqui quatro anos e esse poder sucumbiu aos interesses do Prefeito Municipal”. Deu um recado à vereadora eleita Helenice Luchetta para que não se deixe levar pela força masculina e que lute pelos interesses das mulheres. Afirmou ainda que o Fundo da Criança tem o menor orçamento para 2009 – apenas R$ 300 mil.

VANDERLEI DE OLIVEIRA (PT) – disse que não foi ele que foi reconduzido (como pessoa), mas o seu trabalho. Fez uma série de agradecimentos. Disse que há menos de ½ hora passou pelo corredor da prefeitura municipal e havia uma mulher, servidora pública, que estava chorando porque acabara de ser despejada e ninguém do poder público estendeu a mão. Não está tudo bem. Os têxteis estão em greve. O Sindicato patronal ofereceu aumento real de 0,85% em doze vezes. Muitas categorias como os metalúrgicos conseguiram aumentos reais bem mais interessantes. Os patrões têxteis querem voltar a 1989 (lembrando a grande greve que ocorreu na cidade). A campanha não foi limpinha como estão apregoando. Dêem uma procurada nas ações que estão ocorrendo na justiça eleitoral, dêem uma procurada na madrugada e na sujeirada que correu os meios de comunicação e na internet. Não é verdade que a eleição foi tão tranqüila como querem fazer parecer.

MARCELO SCHRUBBE (DEMo) – disse que aprendeu muito nas duas eleições. Está extremamente feliz pelo que faz e pelo que pode conseguir pela cidade. Agradeceu aos cabos eleitorais que o ajudaram. É bom que as pessoas estejam discutindo política. Disse que viu a alegria nos olhos das pessoas e a esperança de dias melhores estampadas nos rostos. Referindo-se à eleição majoritária disse que o que ocorreu só fez crescer a admiração que sente por JPK. Diversas vezes teria recebido reclamações de que o secretariado era muito técnico e que não sabiam fazer política. Mas graças aos técnicos foram feitas obras tão importantes como as que foram feitas.

Nenhum comentário: