Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rio do Sul

O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, decretou situação de emergência no município em virtude dos estragos causados pelas cheias nesta segunda-feira.

Um levantamento prévio da Prefeitura mostra que pelo menos mil pessoas foram afetadas diretamente pela enxurrada, sendo que em torno de 100 pessoas estão em três abrigos determinados pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Como foi registrado grande volume de chuva durante o domingo e madrugada de segunda-feira no Alto Vale, o nível do rio Itajaí-Açu subiu ao nível de 8,55 metros às 21h desta segunda-feira (28).

Apesar da elevação do nível do rio durante toda à tarde, a situação ficou mais tranqüila no início da noite com a estabilização da água. É que apenas oito horas depois do fechamento de todas as sete comportas da barragem de Taió e de duas das cinco de Ituporanga ajudam a reduzir a vazão da água nas regiões Sul e Oeste.

No início da noite de ontem, mais um abrigo para desalojados foi aberto em Rio do Sul. O Centro de Educação Infantil Shirley Dolores Sedrez, no bairro Santana já recebia uma família que teve de sair às pressas, pois a água começou a invadir a residência.

Agora, além deste, estão sendo utilizados mais três abrigos: No Salão da Igreja São Sebastião, no bairro Bela Aliança, e na sede do Lions Clube e no Pavilhão do Gado Leiteiro, ambos no Progresso.

Assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social estão prestando auxílio às vítimas. “Neste momento, o acompanhamento é fundamental para estas pessoas, por isso estamos dando este suporte”, comentou a secretária de Assistência Social e Habitação, Jane Maria Ghizzo Schmidt.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi meu nome é marisa, e gostaria de entender,se abrirem as comportas é que nós em blumenau sofremos?ou com elas fexadas?

Jota Lopes disse...

Marisa:

Estabilizando o nível do rio, o que deve acontecer durante essa madrugada, as comportas serão abertas aos poucos (segundo as informações da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram) para que possam receber as chuvas que estão previstas para quinta e sexta-feira. Eles abrindo as comportas o nível do rio aqui em Blumenau deve baixar de forma bastante devagar. Espero ter esclarecido sua dúvida.