Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Enciclopédia do Futebol - Homenagem mais do que merecida

Os torcedores do Botafogo terão mais motivo para se orgulhar a partir deste domingo, a partir das 16h30m. Antes da partida contra o Vitória, no Engenhão, o clube vai inaugurar a estátua de Nilton Santos, grande ídolo da história alvinegra. A peça, que ficará localizada em frente ao Setor Oeste do estádio, tem cerca de quatro metros e meio de altura (dois deles de pedestal). O projeto foi idealizado por um grupo de torcedores alvinegros e conta com o apoio do Botafogo, que incentiva a iniciativa de homenagear o craque, conhecido como Enciclopédia. A cerimônia de inauguração será aberta para os torcedores e contará com a presença da esposa de Nilton, Maria Coeli, ex-jogadores, artistas e representantes do clube.

A lenda (segundo sei) diz que o gênio "Anjo das Pernas Tortas", apelido dado pelo poetinha Vinicius de Moraes, foi fazer teste no Botafogo e levou duas ou três bolas entre as pernas e disse: "contrata esse cara aí porque eu não quero ele jogando contra mim". Sendo assim, foi Nilton Santos, o maior zagueiro da história do futebol brasileiro, o responsável direto pela contratação de Mané Garrincha para o escrete do Glorioso.
Corrijam-me, se errado estou, os nobres amigos e companheiros torcedores do alvi-negro; Hamilton Antônio, Décio Lima e Arnaldo Zimmermann.
Saudações botafoguenses a todos.

Segue abaixo a homenagem de Vinícius de Moraes feita ao gênio Mané Garrincha

O Anjo das Pernas Tortas

A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.

Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés – um pé-de-vento!

Num só transporte a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.

Garrincha, o anjo, escuta e atende: – Goooool!
É pura imagem: um G que chuta um o
Dentro da meta, um 1. É pura dança!

Rio de Janeiro, 1962


SIMPLESMENTE GENIAL. O POETINHA ERA DIVINO COMO FOI MANÉ E COMO É NILTON SANTOS

Um comentário:

Luiz Antônio André disse...

Uma homenagem mais do que merecida. Como Botafoguense me sinto realmente orgulhoso.

Abraços