Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Catarinense


Jipe protótipo é utilizado pela Defesa Civil na região da SDR Araranguá

O Stark, um dos protótipos da empresa Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC), está sendo utilizado pelo Governo do Estado em Araranguá desde o último domingo (13), exclusivamente para as ações da Defesa Civil. Ele foi empregado pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil, que vistoriou áreas inundadas pela chuva dos últimos dias.

O coordenador regional da Defesa Civil, sargento Djalma Santos Niles, e a assessora da Defesa Civil Regional, Aldinéia Gomes Raupp Cândido, acompanhados do instrutor e voluntário da Defesa Civil Estadual, Luciano Sá, realizaram um levantamento do nível do Rio Araranguá em toda área ribeirinha com o Jipe, que chega onde carros convencionais não conseguem. Ele trafegou nesta segunda-feira (14) em áreas que possuíam mais de 1 metro de água.


Novo relatório - Segundo relatório emitido pela Defesa Civil Regional, às 18 horas desta segunda, o Rio Araranguá passou a não causar mais preocupação, já que seu nível registrava 1,40 metros acima do normal, retornando assim ao seu leito.

Segundo o sargento Niles, a Defesa Civil do município está realizando vistorias nas áreas em que as águas já baixaram, nos bairros Barranca e Baixadinha, para verificar quando as famílias poderão retornar às suas casas. Setenta e seis famílias estão em três abrigos da cidade e outras 50 famílias desalojadas estão na casa de parentes e amigos.

A SC 449, que liga Araranguá e Meleiro e a SC 450, que liga São João do Sul à BR-101, continuam interditadas pela Polícia Rodoviária Estadual, em decorrência do excesso de água sobre as pistas. A BR-101, entre Araranguá e Maracajá, teve seu tráfego totalmente liberado na manhã desta segunda-feira.

Agora, as defesas civis municipais preparam seus relatórios de Avaliação de Danos. Muitos poderão decretar Situação de Emergência nos próximos dias.

Foto: Leneza Della / SDR-Araranguá

Nenhum comentário: