Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Divulgadas contas para auxílio aos desabrigados de Guaraciaba

A Defesa Civil e a Prefeitura de Guaraciaba anunciaram, na tarde desta quarta-feira (9), duas contas para o depósito de auxílio financeiro às famílias atingidas pelo temporal, ocorrido na madrugada da última terça-feira (8). Segundo levantamento da Defesa Civil, 170 residências foram atingidas, quatro pessoas morreram e o fornecimento de energia elétrica está prejudicado.

Por enquanto, segundo o relatório da Defesa Civil, quinze comunidades foram atingidas, com diversas residências, salões comunitários, aviários e galpões danificados. A BR-163, que liga o Sul ao Centro-oeste do país e que corta a Região, foi obstruída temporariamente por árvores e destroços de construções arrastados pelo vento.

No município de Anchieta, as comunidades de Linha São Roque e Prateleira foram as mais atingidas. Na última, o Salão Comunitário foi derrubado e os destroços foram jogados sobre o acesso a cidade, obstruindo temporariamente a passagem de veículos. Pelo menos 400 pessoas estão desalojadas, quatro feridas e 489 edificações danificadas.

Em São José do Cedro foram destruídas quatro residências e 41 galpões, além de mais 80 danificados. Também sofreram prejuízos outras 100 casas e dois salões comunitários. Na cidade, segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), há limitação no fornecimento de energia. Em Dionísio Cerqueira a cidade está sem fornecimento de energia elétrica. No Distrito de Idamar, houve o destelhamento do Salão Comunitário, de um mercado e destelhamento parcial de diversas residências. No distrito de São Pedro Tobias, cerca de 20 moradias foram destelhadas.

Trabalho conjunto - A Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Prefeitura de Guaraciaba e Defesa Civil montaram um Posto de Comando Regional para o gerenciamento das ações de resposta. As ações estão sendo efetuadas na Prefeitura de Guaraciaba. Atuam nas ações de atendimento às vítimas a Defesa Civil Estadual; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias; e Exército Brasileiro.

Até ao meio dia foram adquiridas 3 mil cestas básicas; distribuído lonas e alimentos; 30 mil litros de água potável; 1 mil telhas de amianto 6 milímetros; e aquisição de 500 colchões de solteiro. Foi instalado ainda um Posto de Coleta de doações no centro de convivência de idosos, no centro de Guaraciaba.

Auxílio Financeiro - Os depósitos podem ser efetuados na conta: 30.000-4, agencia 1388-9, Banco do Brasil, em nome da Mitra Doações Guaraciaba. Ou na conta: 40.000-4, agência 1388-9, SOS Guaraciaba/SC.

Nenhum comentário: