Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Terceiro fenômeno natural castiga região de Araranguá em duas semanas

Vários municípios da região de Araranguá sofreram prejuízos com os dois contratempos naturais registrados neste final de semana. O primeiro deles ocorreu às 2 horas de domingo (27), onde a chuva de granizo atingiu seis municípios, perfurando telhados de residências, e demais estabelecimentos.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil na SDR Araranguá, Sargento Djalma Santos Niles, o evento climático de sábado atingiu 2.500 casas em Araranguá, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio, deixando 148 pessoas desalojadas.

O segundo desastre foi verificado às 2 horas desta segunda-feira (28), em que fortes chuvas e ventos de mais de 100 km/h atingiram com intensidade principalmente os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Sombrio, onde dezenas de casas foram destelhadas e algumas famílias desalojadas. Em Araranguá, uma intensa destruição ocorreu também nos estabelecimentos comerciais situados principalmente no bairro Cidade Alta.

O desastre natural da madrugada desta segunda-feira (28) comprometeu também a estrutura de algumas escolas da rede estadual de ensino de abrangência da Secretaria Regional de Araranguá. O maior prejuízo foi registrado na Escola de Educação Básica Maria Garcia Pessi, que fica no bairro Cidade Alta, cujos estragos foram vistoriados pelo secretário regional Heriberto Afonso Schmidt, pela gerente de Educação Rosa Nagel, pelo o gerente de Infraestrutura Odilon Coral Pietsch, acompanhados também pelo deputado estadual Manoel Mota.

Na Escola, o ginásio, que possui uma área total de mais de mil metros quadrados (construído em 1998), e que abrigava biblioteca, sala de professores, entre outros setores, em virtude da reforma de outra ala, foi totalmente destruído. Além disso, as salas de aula foram destelhadas, os vidros quebrados, a estrutura de madeira foi danificada, assim como a parte elétrica. As aulas foram interrompidas na manhã desta segunda-feira, com previsão de retorno das aulas somente na próxima segunda-feira (5). A Escola possui 1.800 alunos de Ensino Fundamental e Médio.

Outras escolas em Araranguá foram parcialmente destelhadas, entre elas a EEB Araranguá e a EEB Castro Alves, ambas do centro da cidade. Em Santa Rosa do Sul, outras duas escolas tiveram prejuízos. A EEB João dos Santos Areão teve salas de aula, laboratório de informática e ginásio de esportes parcialmente destelhados. A EEB Cônego João Reitz também teve parte de suas telhas arrancadas pela força do vento e da chuva. De acordo com a gerente de Educação da SDR, Rosa Nagel, as aulas nas Unidades foram interrompidas somente nesta segunda-feira e devem ser retomadas na terça-feira (29).

O secretário regional Heriberto Afonso Schmidt concluiu que este foi o terceiro desastre natural registrado em duas semanas: “Infelizmente fomos surpreendidos por mais estes fenômenos. Por sorte, não há registro de pessoas feridas. Temos que nos unir com as Prefeituras para superarmos mais estas adversidades”, disse.

Texto: Leneza Possamai Della

Nenhum comentário: