Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Conquista

Brasil é primeiro país a alcançar Grau de Investimento da agência Moody's desde início da crise

A agência de classificação de risco Moody's anunciou, na última segunda-feira (22) a alteração da classificação das dívidas interna e externa de longo prazo do Brasil, elevando o país à categoria de Grau de Investimento. Com a nova classificação, o Brasil se torna o único país que teve sua posição elevada para grau de investimento pela Moody's desde o início da crise econômica mundial.

Entre os fatores relacionados pela agência para a elevação, destaca-se "a notável melhora apresentada na estrutura de dívida do governo". Além da condução responsável das políticas fiscal e monetária nos últimos anos, a agência ressalta o desempenho do Brasil durante a crise e as medidas tomadas pelas autoridades brasileiras.

Outro motivo é a forte recuperação da atividade econômica. Entre os principais países que entraram em recessão técnica em decorrência da crise, o Brasil apresentou a maior taxa de crescimento do PIB no segundo trimestre de 2009. A agência acredita que "as chances de que o Brasil continue melhorando seu perfil de crédito são razoavelmente altas",

A classificação de risco reflete a opinião da agência opinião sobre a capacidade e a disposição de um governo para honrar suas obrigações relativas à dívida. Com a elevação, o Brasil se torna grau de investimento pelas três maiores agências classificadoras de risco. O grau já havia sido concedido pela Standard and Poor's e pela Fitch em 2008.

Nenhum comentário: