Gripe A deixou de ser fator limitador para a realização de eventos e o exercício profissional das gestantes
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu nesta quinta-feira (10) uma Nota Técnica tornando públicas suas recomendações às gestantes que estão inseridas no mercado de trabalho e aos responsáveis por eventos agendados para os próximos dias. “As mudanças nas recomendações que estavam em vigor se devem ao fato de que, comprovadamente, houve uma redução na ocorrência de casos de doença respiratória pelo vírus Influenza A (H1N1) em Santa Catarina, o que, consequentemente, representa menor risco de transmissão da doença”, informa o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem.
Baseada na confirmação de que a “curva epidemiológica” da Gripe A foi invertida, a Vigilância Epidemiológica estadual recomenda que a partir da próxima segunda-feira (14), as gestantes retornem às atividades que desempenhavam anteriormente ao mês de agosto, quando foi determinado o remanejamento das mulheres grávidas que trabalhavam em contato com o público externo.
A menor incidência de Gripe A entre os catarinenses também levou a Secretaria de Estado da Saúde a se manifestar, favoravelmente, à realização de eventos com grande quantidade de público, desde que cumpridas as regulamentações específicas emitidas pela Vigilância Sanitária. “O período mais crítico foi superado, mas esperamos que a população dê seguimento às orientações de higiene amplamente difundidas, porque estes cuidados não previnem apenas a transmissão do H1N1, mas também a gripe sazonal e outras doenças respiratórias”, reforça o secretário.
Permanece, portanto, o apelo para que a população siga a Etiqueta da Tosse, lavando a mão constantemente com água e sabão (especialmente depois de tossir, espirrar e usar o banheiro); proteja com lenço a boca e nariz ao tossir ou espirrar (jogando o lenço no lixo após o uso); mantenha os ambientes ventilados (se possível, recebendo luz solar direta); evite ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas; desenvolva hábitos saudáveis (com alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas); evite a automedicação e procure o serviço de saúde ao perceber sintomas de gripe (no caso de gestantes, isso deve ser feito imediatamente após o primeiro sinal de gripe).
Lacen divulga resultados
O Laboratório Central de Saúde Pública, que passou a realizar exames diagnósticos para a Gripe A na terça-feira (8), informou nesta quinta-feira que já foi possível conferir o resultado de 37 das primeiras 41 amostras recebidas pelo LACEN. Elas foram coletadas em 15 pacientes internados em UTI, 21 pacientes internados em unidades hospitalares e 5 pacientes que vieram a óbito. Dos 41 exames, 11 deram positivo, 24 deram negativo para Influenza A, dois deram positivo para a gripe sazonal (comum) e quatro tiveram resultado indefinido, ou seja, tecnicamente não foi possível concluir a análise e o processo será refeito.
Para a realização de exames de Influenza A, o Governo do Estado investiu R$ 600 mil no laboratório, em equipamentos, material, kits de reagentes e capacitação de funcionários na Fundação Fiocruz. Atualmente, além de Santa Catarina, estes exames só são realizados em cinco estados: Rio de Janeiro (até então referência para as coletas efetuadas em Santa Catarina), São Paulo, Pará, e dois estados credenciados ao longo deste inverno, Paraná e Rio Grande do Sul.
Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário