Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Obras do São Francisco são vistoriadas pelo presidente, ministros e governadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa, a partir de hoje (14), uma vistoria nas obras de revitalização e integração do rio São Francisco. Durante a viagem de três dias, o presidente percorrerá os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba, acompanhado de governadores e ministros.
Na segunda-feira (12), em seu programa de rádio “Café com o Presidente”, Lula afirmou que o projeto do São Francisco é vital para o País porque, além de recuperar as margens do rio, levará saneamento básico e água a milhões de pessoas afetadas pela seca. “Esse canal, na verdade, vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas entre os estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará. São as pessoas que vivem o drama da seca mais forte do que qualquer outro cidadão brasileiro. Ou seja, é uma coisa secular”, disse, acrescentando que a água vai perenizar rios da região, além de manter o nível dos açudes em um patamar que viabilize a pequena agricultura e a irrigação nestes estados.
A revitalização do São Francisco vai custar mais de R$ 6 bilhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta é concluir parte dela já no ano que vem e outra em 2012. O presidente lembrou que Brasil tenta fazer a obra desde 1846, mas que o projeto nunca foi realizado por questões políticas e por divergências entre estados doadores e receptores. “O dado concreto é que alguém tinha que fazer – e nós estamos fazendo. É uma obra muito importante e vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais”, enfatizou.
O presidente lembrou, ainda, que a água é um direito fundamental do ser humano e que o Estado brasileiro tem que assumir esta responsabilidade.

Nenhum comentário: