Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ACT ' S

O secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, assinou edital para contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) que vão atuar nas escolas da rede pública estadual no ano letivo de 2010. O edital, na íntegra, estará disponível no site www.sed.sc.gov.br e será publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (21). As inscrições ficarão abertas até o dia 17 de novembro.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria, Elizete Mello, o processo seletivo dirigido aos ACTs conta a partir deste ano com duas inovações: prova escrita de conhecimentos específicos e de conhecimentos gerais e a inscrição totalmente on-line (por meio do site www.acafe.org.br). Para validar a inscrição, o candidato terá até o dia 13 de dezembro para encaminhar a documentação comprobatória para a Acafe.
Estará disponível nas páginas da Secretaria e da Acafe o controle das chamadas, assim como o acompanhamento do professor que desistiu, se afastou e outras informações. A classificação dos candidatos aprovados será válida, também, para os próximos anos. O levantamento de vagas do processo seletivo só será divulgado após o término das matrículas na rede pública estadual. A diretora de Desenvolvimento Humano estima que, atualmente, cerca de 16 mil professores que atuam nas 1.323 escolas da rede são ACTs. Isso ocorre em função dos educadores efetivos, das diversas áreas do conhecimento, entrarem em licença médica, de gestação, sem remuneração ou ainda em licença prêmio.
Os professores poderão optar, também, em se inscrever para a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Vale esclarecer que cada CPF só pode ser utilizado para um dos órgãos (Secretaria ou FCEE). A inscrição só pode ser feita para duas áreas do conhecimento e para duas disciplinas. A prova escrita será realizada no dia 13 de dezembro e valerá seis pontos. Constará de dez questões de conhecimentos específicos, sendo 0,5 cada acerto, e dez de conhecimentos gerais.
Dependendo da escolaridade, o candidato poderá ganhar até três pontos. Os cursos de capacitação terão valor de até dois pontos: 0,2 pontos para cada 40 horas, sendo considerado, até 400 horas. O tempo de serviço contará até cinco pontos, dos quais 0,1 ponto para cada seis meses, sendo considerado, no máximo 25 anos, ou seja, 50 semestres. Os resultados da prova de títulos e de tempo de serviço sairão no dia 7 de dezembro e o resultado final em 22 de dezembro de 2009. A escolha de vagas para a primeira chamada está prevista para ocorrer entre 25 a 29 de janeiro deste ano.

Nenhum comentário: