Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

domingo, 28 de setembro de 2008

Parlamentares fecham esboço de plano de resgate nos EUA

Vamos colocar o acordo no papel para formalizá-lo', disse Nancy Pelosi.Objetivo é fechar plano hoje antes da abertura das bolsas asiáticas.

Líderes do Congresso norte-americano e representantes do governo Bush fecharam na madrugada deste domingo (28) as linhas gerais do acordo que colocará em prática o plano de resgate financeiro nos EUA.

“Nós tivemos um grande progresso”, afirmou a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi. “Vamos colocar o acordo no papel para que possamos formalizá-lo”, acrescentou Pelosi.

A Câmara pode votar o plano ainda neste domingo e o Senado na segunda-feira.

O secretário do Tesouro, Henry Paulson, limitou-se a dizer, ao deixar a reunião, que acredita que "o acordo foi alcançado". Já Harry Reid, líder da maioria democrata no Senado, afirmou que as negociações foram "extremamente difíceis".

O programa de resgate, proposto na semana passada pelo governo, prevê o uso de US$ 700 bilhões para a compra de títulos podres em poder dos bancos.

A intenção é desbloquear o fluxo de crédito, que atualmente está paralisado pela presença desses ativos "tóxicos" nos balanços das instituições financeiras.

Impasses


Um comitê de legisladores já havia anunciado um princípio de acordo na última quinta. O pacto foi quebrado após o protesto de republicanos à ampla intervenção pública na economia.

Antes de entrar na reunião deste sábado, um grupo de republicanos insistiu em que, ao invés de comprar os títulos, o governo deveria coordenar um fundo com dinheiro privado que ofereça garantias de pagamento dos títulos podres.

Os democratas se mostraram dispostos a incorporar essa idéia ao programa final, embora só como uma das opções à disposição do Tesouro, e não como uma alternativa ao plano original.

Nem Pelosi nem Reid deram detalhes de como foi resolvida esse entrave nas negociações. A previsão é que a Câmara retome a sessão às 14h deste domingo, quando poderá ser votado o projeto de lei.

O Senado não tem atividades previstas para este domingo.

Os líderes democratas já haviam ressaltado que o objetivo era alcançar um acordo hoje antes da abertura das bolsas asiáticas.

Fonte: Portal Globo.com

Nenhum comentário: