Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Morales declara "persona non grata" diplomata dos EUA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou nesta segunda-feira "persona non grata" o diplomata da embaixada dos Estados Unidos em La Paz Francisco Martínez, a quem acusa de conspirar com os opositores ao governo e que é vinculado por sua Administração à CIA (agência central de inteligência americana).
O líder boliviano afirmou que o funcionário americano de origem mexicana "era o contato permanente com grupos opositores durante toda a etapa de conspiração", em alusão direta ao "golpe de Estado cívico-prefeitoral" que, segundo o governo boliviano, a oposição tentou dar no ano passado.
"Era a pessoa da embaixada dos Estados Unidos que entrava em contato com alguns ex-policiais que operavam no Centro de Operações Especiais (da Polícia boliviana) e, hoje, decidi declará-lo 'persona non grata'", disse Morales em discurso no Palácio do Governo de La Paz.
Em fevereiro, funcionários americanos negaram as acusações iniciais feitas pela Administração de Morales contra Martínez, que está credenciado como segundo secretário da embaixada americana em La Paz.
O líder boliviano ressaltou hoje que foram feitas "profundas investigações" sobre Martínez, e pediu ao ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca, para comunicar à embaixada dos EUA sua decisão "pela dignidade dos bolivianos e para acabar com a corrupção externa".

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: