Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Barragens

Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura - DEINFRA e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, realizou nesta manhã o lançamento do Sistema de Monitoramento e Acionamento Remoto Via Satélite e do Sistema de Comunicação Via Rádio das três Barragens do Alto Vale do Itajaí. A solenidade aconteceu às 9 horas, no Centro Administrativo Regional de Blumenau (Rua Braz Wanka, 238 – Vila Nova).
O Sistema de Monitoramento e Acionamento Remoto Via Satélite é um projeto pioneiro no Brasil e foi desenvolvido com tecnologia iraniana. Com a implantação do sistema será possível acessar relatórios atualizados em tempo real sobre o nível de água e as condições das barragens. As barragens ficam localizadas em pontos estratégicos no Alto Vale do Itajaí: Barragem Norte, em José Boiteux; Barragem Sul, em Ituporanga; e Barragem Oeste, em Taió.
Segundo o Diretor de Obras Civis do DEINFRA, Eng.º Luís Carlos M. Cavalheiro, "Será possível efetuar a abertura das comportas via satélite, de qualquer lugar do mundo. Essas operações serão feitas por pessoas especializadas e treinadas para a utilização desta ferramenta". Técnicos do Órgão e autoridades designadas receberão uma senha para acessar o sistema. O próprio software irá sugerir a abertura ou não das comportas. O novo modelo também permitirá que a população acompanhe em tempo real o volume de água nos reservatórios e tenha acesso a imagens das barragens. Um sistema de Comunicação Via Rádio, que interliga as três barragens com a Defesa Civil de Rio do Sul, também foi instalado e está operando normalmente.
As informações serão disponibilizadas no site do DEINFRA: www.deinfra.sc.gov.br/barragens/

Nenhum comentário: