Esse Blog se destina às notícias que acontecem em nossa cidade e região, sem esquecer dos principais fatos do país e do mundo. Queremos trazer a notícia com um ponto de vista crítico e com velocidade para que você, nosso leitor, fique bem informado.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

TCHAU....OI

O Procon de Blumenau afirmou que vai fechar as revendas da OI (antiga Brasil Telecom) se até amanhã a empresa não der justificativas plausíveis para os problemas que têm ocorrido na cidade. O órgão já está com uma ação cautelar pronta para fechar os pontos.

Sei de uma empresa que saiu do bairro da Velha (Rua João Pessoa) e pediu a tranferência dos telefones no dia 8 de outubro. A empresa mudou-se para o centro da cidade e até o momento os telefones não foram instalados. Estão até o momento sem internet e sem telefone. A empresa já não sabe o que mais fazer para resolver seu problema.
Ontem o gerente foi solucionar pessoalmente o problema indo à revenda da Rua XV de Novembro e no escritório da OI na Ponta Aguda. NÃO CONSEGUIU NADA. NA PONTA AGUDA SEQUER FOI ATENDIDO.
É bem melhor fechar mesmo. Ficar enganando o povo não está com nada. Tchau Oi.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Classificação Brasileirão Série A

1º Palmeiras 54

2º Atlético-MG 53

3º Internacional 52

4º São Paulo 52

5º Flamengo 51

6º Cruzeiro 48

7º Goiás 47

8º Grêmio 44

9º Vitória 44

10º AVAÍ 44

11º Corinthians 42

12º Barueri 41

13º Santos 41

14º Atlético-PR 39

15º Coritiba 37

16º Santo André 32

17º Náutico 32

18º Botafogo 32

19º Sport 29

20º Fluminense 27

Classificação Brasileirão Série B

1º Vasco 66

2º Guarani 62

3º Ceará 59

4º Atlético-GO 56

5º FIGUEIRENSE 51

6º Portuguesa 51

7º Ponte Preta 49

8º Bragantino 46

9º São Caetano 45

10º Paraná 45

11º Vila Nova 42

12º Brasiliense 41

13º Juventude 40

14º Duque de Caxias 40

15º Ipatinga 32

16º América-RN 32

17º Bahia 32

18º Fortaleza 32

19º ABC 32

20º Campinense 30

Série A

Chances de conquistar o Brasileirão

1 . Palmeiras 39%

2 . Atlético-MG 18%

3 . São Paulo 17%

4 . Inter 13%

5 . Flamengo 9%

6 . Cruzeiro 3%

7 . Goiás 1%

Série A

Possibilidades de rebaixamento para a Série B


20 . Fluminense 97%

19 . Sport 86%

18 . Botafogo 69%

17 . Náutico 68%

16 . Santo André 66%

15 . Coritiba 9%

14 . Atlético-PR 2%

13 . Santos 1%

12 . Barueri 1%

11 . Corinthians 1%

Série B

Chances de Classificação para a Série A


1 . Vasco 99%

2 . Guarani 99%

3 . Ceará 94%

4 . Atlético-GO 74%

5 . Figueirense 16%

6 . Portuguesa 12%

7 . Ponte Preta 3%

8 . Bragantino 1%

9 . São Caetano 1%

10 . Paraná 1%

IPTU

A prefeitura de Blumenau conseguiu dar nó nas próprias pernas. Após pedir que os contribuintes comprovem que pagaram o IPTU 2005 (invertendo o ônus da prova) eles agora lançaram um link para que o contribuinte saiba se está em "possível"débito ou não.
Mais uma vez tentam iludir à comunidade tentando demonstrar transparência, quando na verdade o que se vê é incompetência.
Apenas para que saibam, o link é: www.blumenau.sc.gov.br/iptu2005

Biodiesel

Adição de 5% de biodiesel ao diesel é antecipada em três anos

O presidente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ministro Edison Lobão, decidiu antecipar em três anos a adição de 5% de biodiesel no diesel consumido no país. O B5, como é chamado, estava previsto em lei para começar a vigorar em 2013. Agora passará a ser obrigatório a partir de janeiro de 2010, em todo o território nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro Edison Lobão, vai ratificar a decisão do CNPE, nesta sexta-feira, em ato no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
A medida representa um grande avanço no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, combustível renovável derivado de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal. A nova mistura B5 deve elevar a produção de biodiesel para 2,4 bilhões de litros em 2010, reforçando a posição do Brasil na liderança mundial em energias renováveis em escala comercial.
Para o ministro Edison Lobão, a nova mistura ajudará o país a reduzir a importação de diesel, combustível mais caro e poluente. “Passaremos a ter um combustível limpo nos centros urbanos e nas rodovias. Estamos desenvolvendo o combustível do futuro e, ao mesmo tempo, gerando emprego e renda para a população mais carente com a agricultura familiar”.
O CNPE já havia aprovado a elevação do percentual de mistura de 2% para 3%, em julho de 2008, e de 3% para 4%, a partir de julho de 2009. Essas medidas possibilitaram o desenvolvimento dessa nova indústria que está se consolidando no país de acordo com os objetivos da Política Energética Nacional. Hoje, são mais de 43 usinas instaladas em todas as regiões do Brasil que terão a garantia da existência de um mercado cada vez maior. A capacidade instalada é mais do que suficiente para o B5, 3,6 bilhões de litros/ano, e 92% com Selo Combustível Social, que é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para propiciar a participação combinada da agricultura familiar e do agronegócio na cadeia produtiva do biodiesel.

Bolsas

Bolsa de residência médica é oferecida em áreas prioritárias

Os Ministérios da Saúde e Educação, com o apoio dos Conselhos dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (CONASS e CONASEMS), lançaram, nesta quinta-feira (22), o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos especialistas em Áreas Estratégicas para o SUS – Pró-Residência. O objetivo do projeto é oferecer mil bolsas de estudo, em 2010, e outras mil, em 2011, para a formação na modalidade residência médica em especialidades e regiões prioritárias definidas pelos gestores do SUS.
Atualmente são oferecidas 1,7 mil vagas e, em 2011, esse número chegará a cerca de 3,7 mil, correspondendo ao aumento de 120% no número de vagas de ingresso nos programas federais. O programa receberá o investimento de R$ 24 milhões, em 2010, e, R$ 48 milhões, em 2011. A distribuição das bolsas será feita a partir da apresentação de propostas a dois editais lançados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS) e Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu/MEC).
“Ressalto a importância de redirecionar a Residência Médica e o planejamento da sua expansão com recursos públicos, para o atendimento das carências assistenciais no SUS.”, afirma o secretário de Gestão e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco Campos. Segundo ele, o plano deve atender a necessidades e prioridades do Sistema Único de Saúde, o que demandou a contribuição do CONASS (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde). Os programas devem também adequar-se à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/DHR/SESu/MEC), responsável pelo credenciamento de novos programas e de novas vagas em programas já existentes.
As vagas devem estar disponíveis a partir de 2010, nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social, Medicina da Família e Comunidade, Psiquiatria, Geriatria, Cancerologia Clínica e Cirurgia, Radioterapia, Patologia, Anestesiologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Neonatologia, Psiquiatria Infantil e da Adolescência, Cirurgia do Trauma e Medicina de urgência.

PROJETOS – Um primeiro edital, com prazo para apresentação de propostas até 30 de novembro, selecionará projetos de ampliação de vagas em programas já existentes ou de criação de novos programas que dependam, exclusivamente, de bolsas de residência para iniciar as atividades. Nesta modalidade, serão distribuídas mil bolsas e a divulgação dos projetos aprovados está prevista para 11 de dezembro de 2009.
Outras mil bolsas serão distribuídas entre os projetos apresentados por instituições que necessitam de investimentos em infraestrutura e formação de preceptores. Nesses casos, os programas serão conveniados a instituições de referência no país. Para esses proponentes, o prazo para apresentação de propostas é até 30 de janeiro de 2010 para o desenvolvimento da infraestrutura necessária ao longo do ano e utilização das bolsas em 2011.
Os projetos devem ser apresentados em parceria entre os Hospitais ou Instituições de Ensino, e as Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde, e inserir-se nas as áreas prioritárias definidas que incluem saúde mental, urgência e emergência, atenção oncológica, atenção primária a saúde, atenção à saúde da mulher e da criança e atenção ao idoso. Uma vez aprovados pelo Edital, os projetos serão submetidos ao credenciamento pela CNRM. Podem participar do processo de seleção Hospitais Universitários Federais, Hospitais de Ensino e Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde, preferencialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do país.

Mestrado profissional - Também foi lançado nesta quinta-feira (22) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o edital para apresentação de projetos de implantação de Mestrado Profissional Associado a Programas de Residência em Saúde.
O edital é a primeira chamada pública para o credenciamento de mestrados profissionais após a regulamentação da modalidade pelo MEC por meio da Portaria Normativa nº 7, publicada no Diário Oficial da União, no dia 23 de junho de 2009. As propostas podem ser enviadas até 30 de dezembro e devem cumprir as áreas temáticas previstas no edital.
Confira a portaria, os editas e o estudo Necessidade de Médicos Especialistas no País no Portal da Saúde, nos links abaixo:
Portaria Interministerial nº 1001 de 22 de outubro de 2009 – Pró-Residência (pdf) Edital de Convocação nº 7 e 8 de 22 de outubro de 2009 – Pró-Residência (pdf)

Relatório Estudo da necessidade de Médicos Especialistas no Brasil

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vida Renovada





Ninho de sabiás na Casa Amarela.
Fotos: Irene Huscher

À Boca Pequena











Passei há pouco ao lado da Figueira condenada. Corre à boca pequena a seguinte frase:
"Em governo que impede as manifestações populares, nem a Figueira aguentou; cansou e morreu".

Tudo a ver com a falta de sensibilidade da prefeitura quando do cancelamento do desfile da Oktoberfest no último domingo em virtude da tentativa de manifestação do M.A.D. - Movimento dos Atingidos pelo Desastre, e que estão sem casa até hoje.

Mesmo com a falta de sensibilidade do poder público, algumas alegorias fizeram a vontade do povo e desfilaram.

Democracia se faz com vontade popular, e não com "canetaço" no 3º andar da prefeitura ou na praia da Daniela.

Fotos: João Luiz Martinelli

Hoje

Aniversário do 1o. voo do 14 Bis, com Santos Dumont.

11 anos do falecimento do ex-prefeito de Blumenau, ex-governador e ex-senador Vilson Pedro Kleinubing.

Morreu a Figueira

Foi decretada ontem a morte da centenária (151 anos) Figueira da Praça da Prefeitura (Praça Victor Konder). Ao longo dos anos, a "Praça da Figueira" foi palco de diversas manifestações políticas, culturais e sociais. Além de sua beleza e sua sombra protetora, a Figueira tem sua história ligada às manifestações de diversas classes em busca de melhores condições. Com podas feitas de maneira errada ao longo do tempo, o "cancro" , doença comum em árvores com podas mal feitas, tomou grande parte de seu tronco, oferecendo agora perigo aos pedestres e veículos. A prefeitura estuda agora o que fazer com o local, já que a Figueira será retirada do local.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homenagens

Um grande abraço para Simone Wacholz. Você merece essa homenagem por seu talento e trabalho.

Texto da Assessoria da Câmara Municipal de Blumenau.

Personalidades e entidades do município foram homenageadas pelos vereadores na tarde desta quarta-feira, durante a sessão para entrega de moções. Receberam as honrarias: a Casa da Esperança e a Sociedade Desportiva Vasto Verde, do vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB); o Grêmio Esportivo Olímpico, pelos vereadores DEUSDITH DE SOUZA (PP) e FÁBIO FIEDLER (DEM); a Blucredi, também por iniciativa de Deusdith de Souza; Simone Cristina Wacholz, do projeto Dança nos Bairros, e a dupla Raiz e Sertão, através de VÂNIO SALM (PT); o DCE da Furb e a Decorações Blumenau, por iniciativa do democrata Fábio Fiedler; o vice-prefeito Rufinus Seibt e ainda a empresa Adolfo Keunecke e Cia, de iniciativa do vereador JENS JUERGEN MANTAU (PSDB).
Os 30 anos da Casa da Esperança motivaram o vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB) a propor a honraria, enaltecendo o trabalho da entidade no atendimento e garantia de direitos a crianças e adolescentes. "São 30 anos de trabalho, de atividades, de sonhar, acreditar no sonho e realizá-lo", definiu. A presidente da Casa, Elizabethe Weber Rebelatto destacou que o trabalho da entidade é atender meninas de famílias carentes, proporcionando atividades recreativas, profissionalizantes e de assistência. Ela aproveitou para pedir apoio dos blumenauenses: "São 120 meninas e, com exceção da diretoria, os profissionais são remunerados. O maior desafio é manter a Casa".
Por completar 65 anos, a Sociedade Desportiva Vasto Verde também mereceu a homenagem de Napoleão. "O Clube é sinônimo de compromisso com nosso esporte amador, também de tradição e cultura", afirmou. Ele recordou o desafio superado pelo Vasto Verde ao sofrer com a catástrofe de novembro do ano passado. Ao receber a moção honrosa, o presidente do Vasto Verde, Mário dos Santos, reforçou a ideia de que o clube é uma família e que, desta forma, conseguiu se reerguer. "O Vasto Verde não podia receber um presente melhor em seu aniversário quanto esta homenagem", disse.
Ao entregar moção ao presidente da Blucredi, João Baron, pela conquista do premio Cooperativa do Ano, no segmento gestão profissional, DEUSDITH DE SOUZA (PP), revelou que conhecia bem o empreendimento, pois era presidente da Câmara quando a cooperativa surgiu em 1999. "Não esperava tamanho sucesso em apenas dez anos", disse Souza, reafirmando sua postura de ferrenho defensor do cooperativismo. A homenagem foi para todos os 19.311 associados da Blucredi, disse Marcos Baron, ao lembrar a viagem a Brasília para receber o Prêmio disputado com outras 197 cooperativas. Para o dirigente, a conquista é fruto do trabalho do quadro funcional e de associados, que em breve deverá ser triplicado, tendo em vista a meta principal de estimular o desenvolvimento regional. "A Blucredi é a mais estruturada entre as mais de 600 do sistema Sicoob, segundo palavras do seu próprio presidente em visita a Blumenau", revelou Baron.
Os 90 anos do Grêmio Esportivo Olímpico levaram os vereadores FÁBIO FIEDLER (DEM) e DEUSDITH DE SOUZA (PP) a homenagear o clube pela data. Ao entregar a moção, o parlamentar destacou as dificuldades enfrentadas. "Se não for a colaboração de empresas e parte dos associados, mal consegue se manter", afirmou. O vereador também reconheceu a perseverança após ter a catástrofe de 2008. Em agradecimento, o presidente do Grêmio esportivo Olímpico, Braulino Luiz Pontes Filho, comentou o atendimento realizado a mais de 200 crianças na escolinha de futebol. "O nosso principal interesse é formar atletas profissionais e influenciar na formação das crianças", definiu. Pontes citou também o serviço voluntário prestado a Associação da Síndrome de Down e ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial).
A trajetória da riosulense Simone Cristina Wacholz foi comentada pelo vereador VÂNIO SALM (PT), que reconheceu o trabalho da professora à frente do programa Dança nos Bairros. O petista contou que ela ministra aulas de dança gratuitamente desde 1994 e já atendeu mais de três mil crianças. Simone citou o Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o acesso a atividades recreativas e mostrou-se orgulhosa por fazer parte da vida de seus alunos. Ainda sustentou que "quem pratica uma atividade física se torna mais feliz".
Além disso, o vereador Vânio Salm lembrou a dupla caipira Raiz e Sertão. "Esta homenagem é pelos cinco anos de resgate da música de raiz feita pela dupla", afirmou. Ele declarou que as letras falam do sofrimento e cuidado com a natureza e comentou a história dos cantores, que moraram na roça. Luís César Dolzan, o Raiz, fez agradecimentos a todos que acreditaram no trabalho da dupla. "Somos uma dupla 100% caipira e considero este mais um degrau de nossa carreira. Temos mais de 20 mil CDs vendidos", declarou. Ele ainda deixou o endereço eletrônico da dupla: www.raizesertao.com.br.
O vereador FABIO FIEDLER (DEM) é o autor da moção ao DCE da Furb, pelo empenho na discussão e solução de questões importantes para a classe estudantil. "É na Universidade que se faz política sem atropelar os interesses coletivos", disse Fiedler ao lembrar sua passagem pelo Diretório.

Fim da greve

A greve da CEF enfim acabou.
Os bancários aceitaram a proposta de abono de R$ 700,00 para janeiro de 2010, um aumento de salário de 6% (1,5% real) e a contratação de 5 mil novos funcionários para serem distribuídos em todo o Brasil.
Parabéns àqueles que lutam por seus direitos. Infelizmente o ônus recaiu sobre o população, mas a greve é o último meio de luta para os trabalhadores.
Imaginem o tamanho da fila hoje. Haja paciência.

Nosso suado dinheirinho

Duas viagens de vereadores chamam a atenção de quem costuma acompanhar o legislativo blumenauense.
A primeira, através da Resolução da Mesa Diretora nro. 1140/09, que autoriza os vereadores Fábio Allan Fiedler (DEM) e Roberto Tribess (PMDB) a irem à Marília - SP, conhecerem o sistema privatizado do esgoto. A segunda, através da Resolução MD 1446/09, que autoriza os vereadores a viajarem para Niterói - RJ, com a mesma obrigação.

Detalhe 1 - Os vencedores da licitação dessas duas cidades são os mesmos "interessados"daqui. Segundo o vereador Deusdith de Souza (PP) aqui já se tem o vencedor.

Detalhe 2 - Quando das reuniões para elaboração do projeto ou da discussão do projeto ambos não participaram das reuniões por aqui. O espaço fica aberto caso este colunista esteja enganado.

E lá se foi nosso suado dinheirinho...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Coincidência

Bastou o apresentador da TV Galega Jair Louzada dizer que se tivesse que votar em Décio Lima ele andaria nu pela rua XV de Novembro em seu programa de terça-feira à noite que a PM já estava a lhe esperar para levá-lo para Joinville. Louzada sempre deixou clara sua posiçõa anti-PT e, justamente sai com uma frase dessa sai da emissora preso.
Coincidência pura. Louzada é acusado de ter beneficiado alguns "amigos" com dinheiro público quando organizou um encontro de vereadores em Joinville. Entre os beneficiados está Marco Tebaldi (PSDB) que foi prefeito de Joinville, mas que na época dos fatos era vice de Luiz Henrique (PMDB) e estava no cargo por conta de afastamento do titular.

Racha

A base de apoio ao governo municipal está rachada na Câmara de Blumenau. Os pronunciamentos de alguns vereadores na Sessão Ordinária de ontem demonstram o que escrevo. Seis dos vereadores governistas acusam o executivo municipal pela falta de diálogo com o 1o. andar (Câmara). Os projetos, segundo os edis, estão sendo empurrados goela abaixo sem a possibilidade de discussão entre seus pares e a comunidade.
Para conferir os pronunciamentos dos vereadores basta acessar: www.camarablu.sc.gov.br

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) lança editais para contratação temporária e abre vaga em Blumenau para 14 médicos e um motorista. Os médicos interessados nas vagas existentes têm até o dia 6 de novembro para realizar inscrição através do site www.saude.sc.gov.br. As inscrições para concorrer ao cargo de motorista de veículo de socorro serão recebidas no dia 03 de novembro de 2009, das 13 às 18h, na sede da Gerência de Saúde da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Blumenau (Rua Braz Wanka, 238 – Bairro Vila Nova).

Os médicos contratados atuarão como Médico Regulador na Central de Regulação, por via telefônica, analisando o caso para o qual foi solicitado atendimento e avaliando a necessidade de envio de uma Unidade Móvel e como Médico Intervencionista na Base e na Unidade Móvel que se desloca para efetuar o atendimento médico ao usuário, após a regulação. Em todo o Estado o Samu ainda contrata enfermeiros, técnicos em atividades administrativas e técnico em enfermagem.

Mais informações no site da Secretaria de Estado da Saúde www.saude.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3324-9090.

ACT ' S

O secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, assinou edital para contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) que vão atuar nas escolas da rede pública estadual no ano letivo de 2010. O edital, na íntegra, estará disponível no site www.sed.sc.gov.br e será publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (21). As inscrições ficarão abertas até o dia 17 de novembro.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria, Elizete Mello, o processo seletivo dirigido aos ACTs conta a partir deste ano com duas inovações: prova escrita de conhecimentos específicos e de conhecimentos gerais e a inscrição totalmente on-line (por meio do site www.acafe.org.br). Para validar a inscrição, o candidato terá até o dia 13 de dezembro para encaminhar a documentação comprobatória para a Acafe.
Estará disponível nas páginas da Secretaria e da Acafe o controle das chamadas, assim como o acompanhamento do professor que desistiu, se afastou e outras informações. A classificação dos candidatos aprovados será válida, também, para os próximos anos. O levantamento de vagas do processo seletivo só será divulgado após o término das matrículas na rede pública estadual. A diretora de Desenvolvimento Humano estima que, atualmente, cerca de 16 mil professores que atuam nas 1.323 escolas da rede são ACTs. Isso ocorre em função dos educadores efetivos, das diversas áreas do conhecimento, entrarem em licença médica, de gestação, sem remuneração ou ainda em licença prêmio.
Os professores poderão optar, também, em se inscrever para a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Vale esclarecer que cada CPF só pode ser utilizado para um dos órgãos (Secretaria ou FCEE). A inscrição só pode ser feita para duas áreas do conhecimento e para duas disciplinas. A prova escrita será realizada no dia 13 de dezembro e valerá seis pontos. Constará de dez questões de conhecimentos específicos, sendo 0,5 cada acerto, e dez de conhecimentos gerais.
Dependendo da escolaridade, o candidato poderá ganhar até três pontos. Os cursos de capacitação terão valor de até dois pontos: 0,2 pontos para cada 40 horas, sendo considerado, até 400 horas. O tempo de serviço contará até cinco pontos, dos quais 0,1 ponto para cada seis meses, sendo considerado, no máximo 25 anos, ou seja, 50 semestres. Os resultados da prova de títulos e de tempo de serviço sairão no dia 7 de dezembro e o resultado final em 22 de dezembro de 2009. A escolha de vagas para a primeira chamada está prevista para ocorrer entre 25 a 29 de janeiro deste ano.

Bolsa Família completa seis anos com investimentos de R$ 52,7 bilhões

Principal mecanismo de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família completou nesta terça-feira (21) seis anos, somando o repasse de recursos a 12,4 milhões de famílias em situação de pobreza. O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem orçamento de cerca de R$ 12 bilhões para 2009. No próximo ano, a expectativa é chegar a 12,9 milhões de famílias. Desde que foi criado, em 2003, o Bolsa Família investiu R$ 52,7 bilhões.
Além de ter impacto sobre a redução das desigualdades de renda no País, o programa tem forte implicação no cotidiano das famílias mais pobres. “Ao mesmo tempo em que resgata milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, o Bolsa Família também as transforma em consumidores, ajudando a estimular as economias locais e regionais”, destaca o ministro do MDS, Patrus Ananias.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os recursos do programa são usados especialmente na aquisição de alimentos, material escolar, medicamentos e vestuário, e utensílios domésticos.
O Bolsa Família vem trazendo avanços e transformação para as comunidades. Com um incremento médio de 30% na renda das famílias, o programa impulsiona o desenvolvimento dos núcleos familiares, seja pelo aumento da escolaridade ou pela garantia do acesso a serviços de saúde básicos, como a vacinação das crianças e cuidados destinados às gestantes.

Expansão - Depois de atingir 11 milhões de famílias em 2006, o MDS iniciou uma nova expansão do número de beneficiários do Bolsa Família em 2009. No total, 1,3 milhão de novos domicílios foram incluídos no Bolsa Família. A ampliação foi planejada para atender a estimativa feita pelo (IBGE) com base no Mapa de Pobreza.

Reajuste - Em julho deste ano, o governo federal decidiu reajustar os benefícios em 10% para manter o poder de compra da população atendida e reforçar a distribuição de renda entre as famílias. Com a alteração, a partir de setembro as famílias beneficiárias passaram a receber valores que variam entre R$ 22,00 e R$ 200,00. A renda per capita que caracteriza família em situação de pobreza é de R$ 140,00, e em extrema pobreza, 70,00. O benefício médio é de R$ 95,00.

Condicionalidades - Para receber o benefício, crianças com até seis anos devem ser vacinadas e receber acompanhamento constante, assim como gestantes e mulheres que estejam amamentando. Famílias que têm filhos entre 6 e 17 anos têm que mantê-los na escola e comprovar assiduidade.

Controle - Em agosto deste ano, o MDS criou o Sistema de Monitoramento de Auditorias do Cadastro Único (Simac), ferramenta online para reforçar o controle do Bolsa Família e aperfeiçoar sua base de dados. O sistema facilita o trabalho dos municípios, que têm a responsabilidade e atribuição legal de cadastrar e identificar as famílias.

Próximo Passo - Programa tem o objetivo de capacitar e inserir os beneficiários em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo. A meta é qualificar 180 mil profissionais para trabalhar na construção civil, principalmente para atender as demandas geradas nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula sanciona lei que autoriza o registro civil único

A carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. A Lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada na última terça-feira (13) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados. De acordo com a lei, a implementação do registro único deve começar dentro de um ano. O Poder Executivo terá 180 dias para regulamentação.
A União poderá firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação.
A lei foi resultado da conversão da Medida Provisória 462, que trata do repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Estudante confere na internet o local onde prestará o Enade 2009

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009 já podem conferir o local em que farão a prova, marcada para 8 de novembro, às 13h (de Brasília). Participam do Enade, este ano, todos os estudantes do fim do primeiro (ingressantes) e do último ano (concluintes) de curso superior das áreas selecionadas para avaliação.

São considerados ingressantes aqueles que, até 1º de agosto, concluíram entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Concluintes são os que, até a mesma data, concluíram pelo menos 80% da carga ou que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2009.

Este ano, serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, além de duas áreas novas, a de estatística e a de relações internacionais.

Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Dispensa — Ficam dispensados do Enade os estudantes que colaram grau até 31 de agosto e aqueles que, na data de realização do exame, estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição de ensino conveniada com a de origem do estudante.

Ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do exame devem corrigir o problema para poder fazer a prova este ano.

A consulta está liberada na página eletrônica do Enade: http://enade.inep.gov.br/enadeConsulta/

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Água: dados revelam maior contaminação dentro das casas

Mais de 10 mil pessoas ficaram doentes, entre 1999 e 2008, pelo consumo de água contaminada, no Brasil. Os dados do Ministério da Saúde apontam, ainda, que na maioria dos casos, mais de 40%, a contração de doenças pelo consumo de água ocorre dentro das residências.

Esses índices epidemiológicos revelam a necessidade de utilizar água tratada e ingredientes seguros no preparo de alimentos. Muitas vezes, a população não toma cuidado com as condições de limpeza das caixas d’água, por exemplo, e isso se torna um fator de risco para a contaminação de alimentos”, diz Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.
Outro ponto que preocupa é a forma como o brasileiro faz a compra de alimentos. É preciso verificar se o supermercado ou estabelecimento comercial apresenta condições adequadas de conservação dos alimentos oferecidos. “Para escolher esses estabelecimentos, não utilize apenas critérios como a proximidade do domicílio e o preço dos produtos, verifique também a limpeza e organização do ambiente”, orienta Maria Cecília.

O consumidor também deve checar se refrigerador ou congelador do estabelecimento tem um termômetro para controle da temperatura. Os alimentos congelados e refrigerados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante.

“Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não-comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; segundo, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis, como carnes e outros produtos conservados sob refrigeração”, complementa a diretora da Anvisa. O consumidor também deve se organizar para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Parabéns


Às Professoras e Professores quero desejar um dia de muita alegria, mas principalmente um dia de muita luta, muira conscientização e muita força. Sou muito grato a todos. Com alguns mantenho contato até hoje, o que mostra a importância deles no meu aprendizado do dia-a-dia. Obrigado, de coração.
Na foto o jornalista Vilmar Minozzo entrevistando o meu professor de Língua Portuguesa do II Grau no Colégio Franciscano Santo A ntônio (hoje Bom Jesus) - Gervásio Luz, com quem mantenho contato até hoje.
Crédito da Foto: Sítio da Câmara de Blumenau

Convite

Recebi da Assessoria da Deputada Ana Paula Lima (PT) e repasso:

A Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher, estarárealizando, no próximo dia 29/10, a partir da 14 horas, Audiência Pública para debater o Trabalho Infantil em SC,tendo por local o Auditório do Tribunal de Contas de SC, em Florianópolis.
Este debate vai partir da pesquisa e do Livro da Profª Bernadete Aued e colaboradores da UFSC, que relata a problemática no nosso estado.No aguardo de confirmação, agradeço.

Atenciosamente
Ana Paula Lima
Deputada Estadual
Presidente da Comissão

Abertas inscrições para processo seletivo de profissionais em Educação (ACTs)

As inscrições do processo seletivo para contratação de professores, educadores e coordenadores pedagógicos na modalidade de admissão em caráter temporário (ACTs) já estão abertas e disponíveis no site da Prefeitura de Blumenau. Os profissionais selecionados atuarão no período 2010/2011 nas Unidades Escolares, Centros de Educação Infantil e espaços de Educação Infantil da rede municipal de ensino.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário digital que se encontra no site da Secretaria de Educação (Semed), dentro do link www.blumenau.sc.gov.br/sedead/sel/ficha.asp.
Dentro da seção “Editais”, também na página da Semed, é possível obter informações adicionais sobre o processo, números de vagas em cada área e documentação necessária para contratação. As inscrições ficam abertas até 25 de outubro.

Texto: Natacha Amaral

País tem maior saldo de geração de empregos do ano

No mês de setembro, foram criados 252.617 empregos com carteira assinada, melhor saldo do ano e segundo maior para o mês na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com o resultado, o saldo de 2009 chega a 932.651 empregos formais. No País há 32.925.953 trabalhadores celetistas, maior estoque histórico.
Estudos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicam que o Brasil poderá gerar até dezembro 1,1 milhão de empregos formais. “Os setores de Serviço e Comércio tendem a crescer, por conta do período de fim de ano, e a Indústria da Transformação apresenta crescimento contínuo, em todas as suas atividades, em todos os estados brasileiros, e há demanda para crescer mais”, explicou o ministro do MTE, Carlos Lupi.
Meio milhão de empregos formais foi gerado nos últimos dois meses, constituindo o melhor resultado para o período, o que reforça a consolidação do processo de recuperação do emprego, após os efeitos da crise econômica internacional. Nos últimos 12 meses foram gerados 298.285 empregos, demonstração de que o País retomou, ainda em agosto, quando foram gerados 242.126 postos, o patamar de empregabilidade pré-crise.
De acordo com o ministro, o governo agiu rapidamente no combate à crise. Bancos públicos abriram crédito e o poder de compra do brasileiro aumentou com o reajuste do salário mínimo. Com o mercado interno forte, o Brasil foi o primeiro País do G-20 a se livrar da crise. “Por tudo isso, continuo afirmando que o PIB chegará a 2% este ano”, comentou o ministro.

Setores - O comportamento do emprego em setembro foi fortemente impulsionado pela Indústria de Transformação, que gerou 123.318 empregos formais e apresentou desempenho recorde para toda a série histórica do Caged, seguida pelos Serviços (62.768), Comércio (50.301), Construção Civil (32.667), Administração Pública (1.534) e Extrativa Mineral (1.136).
O bom dinamismo da Indústria de Transformação foi ditado pela expansão generalizada, pela primeira vez no ano, em seus 12 ramos de atividade, com destaque para as Indústrias de Produtos Alimentícios (62.732), Têxtil (10.502), Metalúrgica (8.069) e Mecânica (6.156) registraram o segundo maior saldo histórico do Caged. As indústrias de Calçados (8.893), Química (7.908), Material de Transporte (4.441) e de Produtos Minerais Não Metálicos (3.369) contribuíram menos no número absoluto, mas registraram desempenho recorde na história do Caged.

NE tem o melhor desempenho entre todas as regiões - Os dados do Caged mostram que as cinco regiões geográficas do País registraram aumento na geração de empregos, no mês de setembro. No entanto, a região Nordeste, impulsionada pelas usinas de cana-de-açúcar, obteve o melhor resultado do mês: 100.442 novas vagas, variação de 2,08%. O Ceará, impulsionado pela indústria da transformação, apresentou o melhor desempenho das região em termos absolutos e relativos no acumulado de 12 meses. O estado obteve, neste período, crescimento de 5,3% no nível de emprego, com a geração de 44.238 postos de trabalho.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bolsas de Estudo

O governador em exercício Jorginho Mello encaminhou seis projetos de lei à Assembleia Legislativa em regime de urgência, na tarde desta terça-feira (13). Entre eles, o que destina 0,3% do Fundo Social para aquisição de vagas nos cursos superiores do Sistema Acafe (Associação Catarinense de Fundações Educacionais). Outro projeto encaminhado trata da ampliação do benefício das licenças Maternidade e Paternidade para policiais militares e um criando o Programa 100 Cópias, Sem Custo para incentivar a produção literária estadual.

As matérias foram entregues pelo próprio governador em exercício aos deputados estaduais, no plenário da Assembléia. Antes de ir ao Palácio Barriga Verde, Jorginho Mello esteve no Tribunal de Justiça e ao Tribunal de Contas.
“Com a destinação de parcela do Fundo Social para a Educação, ampliaremos o número de vagas públicas gratuitas no Ensino Superior por valor inferior ao investimento necessário para fazê-lo com estrutura própria”, afirmou Jorginho Mello. “Os critérios para distribuição dos recursos entre as instituições de ensino e para habilitação do aluno às bolsas de estudo serão os mesmos definidos na Lei Complementar 281, para concessão de bolsas de estudo do Artigo 170”, disse o governador em exercício.
A distribuição das bolsas entre as instituições será proporcional ao número de vagas remanescentes da cada turma ou curso inicial, observando, no mínimo, uma vaga para a turma inicial de cada curso de Graduação ofertado pela instituição. Noventa por cento dos recursos serão aplicados na compra das vagas remanescentes junto as Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por lei municipal, e o restante junto às demais instituições.
“A compra das vagas corresponderá a 30% do valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado, alinhado ao preço mínimo apontado pelas universidades capaz de cobrir seus custos de oferta dessas vagas. Com relação ao processo de aposentadoria de servidores estaduais da administração direta, autarquias e fundações poderão se afastar das funções do seu cargo quando o requerimento não tiver despacho conclusivo em 30 dias, contados a partir da data de protocolo no Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev). A análise do processo pelo setor de Recursos Humanos do órgão onde o funcionários estiver lotado não poderá ultrapassar a 30 dias. “Caso a decisão exceda os prazos previstos (60 dias), ele poderá se afastar do trabalho”, complementou Jorginho Mello.
"O Projeto 100 Cópias Sem Custo viabilizará a impressão de livros pela Imprensa Oficial sem custos para o autor", explicou Jorginho Mello. Pelo reimpressão de outro 100 exemplares, pagará 20% do custo e, assim, sucessivamente até 100% do valor.

Projetos encaminhados:
- Estende benefício-hora plantão da Lei Complementar 323 aos servidores lotados no Hospital Militar;
- Destina 0,3% do FundoSocial para compra de vagas remanescentes de cursos superior do Sistema Acafe;
- Resgata a denominação da Ioesc (Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina);
- Estabelece prazos para apreciação dos processos de aposentadoria dos servidores públicos;
- Possibilita a Imprensa Oficial editar livros, incentivando a cultura literária de Santa Catarina;
- Concede licenças Maternidade e Paternidade aos policiais militares.

Obras do São Francisco são vistoriadas pelo presidente, ministros e governadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa, a partir de hoje (14), uma vistoria nas obras de revitalização e integração do rio São Francisco. Durante a viagem de três dias, o presidente percorrerá os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraíba, acompanhado de governadores e ministros.
Na segunda-feira (12), em seu programa de rádio “Café com o Presidente”, Lula afirmou que o projeto do São Francisco é vital para o País porque, além de recuperar as margens do rio, levará saneamento básico e água a milhões de pessoas afetadas pela seca. “Esse canal, na verdade, vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas entre os estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará. São as pessoas que vivem o drama da seca mais forte do que qualquer outro cidadão brasileiro. Ou seja, é uma coisa secular”, disse, acrescentando que a água vai perenizar rios da região, além de manter o nível dos açudes em um patamar que viabilize a pequena agricultura e a irrigação nestes estados.
A revitalização do São Francisco vai custar mais de R$ 6 bilhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta é concluir parte dela já no ano que vem e outra em 2012. O presidente lembrou que Brasil tenta fazer a obra desde 1846, mas que o projeto nunca foi realizado por questões políticas e por divergências entre estados doadores e receptores. “O dado concreto é que alguém tinha que fazer – e nós estamos fazendo. É uma obra muito importante e vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais”, enfatizou.
O presidente lembrou, ainda, que a água é um direito fundamental do ser humano e que o Estado brasileiro tem que assumir esta responsabilidade.

Quatro mil crianças são retiradas do trabalho ilegal no Brasil em 2009

Este ano 4 mil crianças e adolescentes em todo o país foram afastadas de situações de trabalho ilegal pelos Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego. Nas ações, lideradas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), leva-se em conta o Artigo 7º Constituição Federal: "o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos".
Para fortalecer este trabalho, o MTE iniciou parcerias com órgãos que atuam nesta causa, entre eles Ministério Público do Trabalho, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Fórum Nacional e Fóruns Estaduais para Erradicação do Trabalho Infantil, Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência Social.
Durante uma ação fiscal, ao detectar a presença de crianças e adolescentes em idade inferior à permitida para o trabalho, o fiscal do trabalho notifica o empregador a afastar de imediato as crianças e adolescentes e encaminha um termo de pedido de providências ao Conselho Tutelar, à Secretaria de Assistência Social, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público do Trabalho. Cópias dos autos de infração lavrados e dos termos emitidos são enviados aos conselhos de Direito da Criança e do Adolescente.
O MTE trabalha pelo afastamento das crianças e adolescentes de situação de trabalho irregular; pelo acionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente; e pela inclusão dos jovens em programas de transferência de renda ou em programas sociais, atendidas as necessidades em cada caso.
Segundo a chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do MTE, Maira Rezende de Campos Souza, o governo federal vem fortalecendo o combate ao trabalho infantil."
O governo brasileiro investe maciçamente em esforços no combate ao trabalho infantil por meio de políticas sociais baseadas em ações integradas, que garantem à criança e ao adolescente o direito à vida e ao desenvolvimento total. Há ações específicas de naturezas distintas nas áreas de políticas sociais básicas, serviços de prevenção, assistência supletiva, proteção jurídico-social e defesa de direitos voltados à infância e juventude", lista Maira.

Conaeti - A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti), coordenada pelo MTE, com participação de entidades representativas dos segmentos do governo, dos trabalhadores, dos empregadores e da sociedade civil, trabalha pela aplicação das disposições das Convenções nºs 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), das quais o Brasil é signatário. Entre as suas principais atribuições estão a revisão e o acompanhamento da execução do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, por ela elaborado em 2003.

Pesca pode reduzir desmatamento

O Ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, foi um dos palestrantes do 3º Simpósio Amazônia, realizado no dia 7, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Com o tema, “Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas”, o ministro informou aos participantes que o Ministério da Pesca e Aquicultura analisa uma forma de incentivar a piscicultura na Amazônia. “É possível substituir a criação de gado pelo cultivo de peixes, com grande potencial na região e sem a necessidade do desmatamento”, disse Gregolin.
Além disso, segundo o ministro, a criação de peixes é mais rentável do que a de gado, e que há ainda um mercado inexplorado: em 2008, 16% do pescado consumido no Brasil foram importados.
Gregolin destacou que no Brasil existem 750 mil pescadores artesanais e que grande parte está na Amazônia. "A atividade não necessita de grandes extensões de terra e é forte em geração de emprego e renda", afirmou.

sábado, 10 de outubro de 2009

JUSTSAYNO RED BULL




A equipe de Fórmula 1 RBR - Red Bull Racing - mostra em sua página na Internet um Guia de Sobrevivência para o GP de São Paulo, no próximo final de semana.
Afirmando que a música brasileira é uma droga, que as mulheres (se forem mulheres) são "fáceis", que todo mundo bebe um monte de caipirinha.
No título da matéria está "Justsayno" - diga sempre não.
Pois é chegada a hora de dizermos não à Red Bull. Não compro e não comprarei. É uma bela porcaria o energético deles. DIGA SEMPRE NÃO!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Kuhlmann II

No mesmo informativo vi uma relação de obras que foram conseguidas pelo Deputado para Blumenau. Já vi outros deputados requererem a paternidade de algumas dessas obras. O que não vai faltar é pai. Será que não é só discurso de impressão de muitos?
Basta ver o Jornal das Moradias feito pelo governo municipal que faz uma belíssima propaganda de seis páginas, todas coloridas, sobre a construção de moradias para os desabrigados e até agora nada saiu do papel (só o jornal, á claro).
Precisamos de ações efetivas, e não só propagandas.

Kuhlmann I

Recebi o informativo do Deputado Jean Kuhlmann (DEM) na manhã de hoje.
O que me chamou a atenção foi o Projeto que acaba com a burocracia no Detran.
Pelo que fiquei sabendo a idéia é de um ex-filiado do PT que tentou contato com o gabinete da Deputada Ana Paula Lima (PT) e não teve sucesso.
Como a idéia é muito interessante e útil à comunidade, ele acabou repassando para o Deputado que o atendeu e deu encaminhamento ao Projeto.
É importante que contemos com quem ouve aos pedidos da população. Ele não foi atendido em um lugar, não se acomodou e buscou outra alternativa. Parabéns para ele e para o Deputado que de o encaminhamento.

Na ESPN Internacional

Handebol masculino enfrenta Maringá pela Liga Nacional transmissão pela ESPN Internacional
O handebol masculino de Blumenau (FAE/Blumenau/FMD) enfrenta a Unimed/UEM/Maringá (PR), na às 18h30min desta quinta-feira, 08 de outubro. O jogo será na casa do adversário, com transmissão ao vivo pelo canal de assinatura ESPN Internacional. Blumenau está na sexta colocação da Liga, com seis pontos em 10 jogos (03 vitórias e 07 derrotas). O técnico Newton Cipriani continua enfrentando problemas com desfalques. Guilherme e Leal, contundidos, não jogam. O ponta esquerda Schmitt torceu o tornozelo no último treino e ainda é dúvida.

Texto: Giovani Vitória

Melhor Idade

Um público de cerca de 5 mil pessoas deve participar da Festa da melhor idade, que ocorre nesta quinta-feira, dia 08, nos setores 1 e 2 do Parque Vila Germânica, das 12h às 17h. Durante o dia, haverá almoço e café colonial para o público acima de 60 anos. O almoço será R$ 12,00 e o café R$ 5,00. Na 26ª edição da Oktoberfest, a Terceira Idade promete mostrar o mesmo vigor e entusiasmo de sempre, aproveitando ao máximo a festa e dançando ao som das bandas típicas alemãs. A entrada é gratuita e a festa recebe pessoas de Blumenau e outros municípios.

Texto: Viviane Roussenq

Aquicultura

Pela primeira vez, o governo federal saberá quantos são e onde estão os aquicultores do país. O Censo Aquícola da Aquicultura e Pesca foi lançado na última quarta-feira com o objetivo de fazer um mapeamento da situação atual dos produtores do setor. De posse dessas informações, o governo poderá cumprir as atribuições de forma mais eficaz, elaborando políticas mais eficientes para o desenvolvimento da área, promovendo a melhoria da cadeia produtiva, a qualidade dos produtos, o acesso à assistência técnica e orientando o fomento da produção nacional.
A meta é, no período de três meses, entrevistar todos os produtores do país, tanto do continente como costeiro-marinhos. O Censo contará com a participação de 227 Coletores de Dados, todos com formação em nível superior, supervisionados por 26 coordenadores estaduais e cinco regionais, responsáveis pelo acompanhamento da coleta, validação e disponibilização das informações.
O Censo Aquícola foi lançado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Produção Industrial

Produção industrial cresce em sete das 14 regiões pesquisadas, em agosto

Entre julho e agosto deste ano, na série ajustada sazonalmente, entre as sete áreas com aumento de produção, seis obtiveram taxas superiores à média nacional (1,2%): Pernambuco (7,4%), Espírito Santo (6,0%), Bahia (5,7%), região Nordeste (3,9%), São Paulo (2,5%) e Rio Grande do Sul (1,9%). Com aumento de produção figura, ainda, Amazonas (1,2%), ficando as indústrias de Minas Gerais e do Paraná com crescimento nulo (0,0%).
Já Goiás (-6,5%), Pará (-2,8%), Santa Catarina (-1,7%), Ceará (-1,1%) e Rio de Janeiro (-0,9%) registraram queda nessa comparação.
Frente ao igual mês do ano anterior, os resultados de agosto foram negativos em 13 dos 14 locais pesquisados, sendo Goiás o único com resultado positivo (3,2%). A maioria (8) registrou quedas menos intensas que a média nacional (-7,2%): Paraná (-0,9%), Pernambuco (-1,3%), Rio de Janeiro (-2,8%), Amazonas (-3,8%), região Nordeste (-4,8%), Rio Grande do Sul (-5,7%), Bahia (-6,1%) e São Paulo (-6,9%). Os recuos mais elevados foram registrados em Minas Gerais (-13,7%), Pará (-11,0%), Espírito Santo (-10,9%), seguidos por Santa Catarina (-9,9%) e Ceará (-9,1%).

Santa Catarina
Em agosto de 2009, a indústria de Santa Catarina, após cinco meses consecutivos em expansão, voltou a registrar queda na produção (-1,7%) na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. Os índices de média móvel trimestral, por sua vez, mostraram estabilidade no ritmo de crescimento entre julho e agosto (0,0%).
Na formação da taxa global de -9,9% observada no confronto agosto 09/agosto 08, contribuíram negativamente oito dos onze setores pesquisados, com destaque em termos de impacto para veículos automotores (-63,3%) e borracha e plástico (-27,4%). Com resultados positivos figuram apenas as indústrias de alimentos (2,7%), máquinas e equipamentos (0,1%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (17,2%).
O indicador acumulado ficou em -11,8%, com recuo na maioria (10) das onze atividades

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pesquisa Mapa/RBS

Na pesquisa Mapa/RBS deste final de semana para o governo do estado, o que se vê é a polarização das candidaturas dos quatro grandes partidos em SC - PP(Ângela Amim), PT(Ideli Salvatti), DEM (Raimundo Colombo) e PSDB(Leonel Pavan).
Interessante que em nenhum cenário foram colocados postulantes ao cargo que pertencem à Triplice Aliança juntos, aumentando então o percentual de intenção de votos dos candidatos.
Em compensação em todos os cenários aparecem um a candidata Ideli Salvatti ou um dos candidatos do PP (Ângela Amim ou Hugo Biehl), dividindo assim os votos dessa que provavelmente será uma coligação.
Se realmente se coligarem PP e PT, parece quase impossível que não tenhamos uma governadora. Ou Ideli ou Ângela assumirão o Palácio da Agronômica em 2010.
O que definirá esta eleição são as coligações. Enquanto não houver definição qualquer cenárío é mera conjectura.
A pesquisa é acessível no sítio do Santa (www. santa.com.br)

Chances de Rebaixamento

20 . Fluminense 97%

19 . Sport 85%

18 . Náutico 80%

17 . Botafogo 57%

16 . Santo André 58%

15 . Coritiba 9%

14 . Atlético-PR 5%

13 . Santos 3%

12 . Barueri 2%

11 . Cruzeiro 2%

10 . Corinthians 1%

9 . Avaí 1%

Fonte: www.infobola.com.br

Chances para o título do Brasileirão 2009

1 . Palmeiras 75%

2 . São Paulo 15%

3 . Atlético-MG 4%

4 . Goiás 4%

5 . Inter 2%

Fonte: www.infobola.com.br

Chances para Libertadores 2010

1 . Palmeiras 99%

2 . São Paulo 88%

3 . Atlético-MG 68%

4 . Goiás 54%

5 . Inter 50%

6 . Grêmio 11%

7 . Flamengo 10%

8 . Vitória 10%

9 . Avaí 4%

10 . Cruzeiro 3%

11 . Barueri 1%

12 . Santos 1%

13 . Atlético-PR 1%

Fonte: www.infobola.com.br

domingo, 4 de outubro de 2009

Classificação Brasileirão Série A

1º Palmeiras 53

2º São Paulo 48

3º Atlético-MG 47

4º Goiás 45

5º Internacional 44

6º Flamengo 41

7º Grêmio 40

8º Vitória 39

9º AVAÍ 38

10º Corinthians 38

11º Cruzeiro 36

12º Barueri 36

13º Santos 36

14º Atlético-PR 34

15º Coritiba 33

16º Santo André 28

17º Botafogo 28

18º Náutico 26

19º Sport 24

20º Fluminense 21

Série D

A Chapecoense, já classificada para a Série C do Brasileiro 2010, perdeu na tarde de hoje para o Macaé por 2 a 0 e se complicou para a conquista do título da Série D do Brasileirão.
Resta agora buscar reveerter o resultado no Índio Condá.

Classificação Brasileirão Série B

1º Vasco 56

2º Guarani 53

3º Atlético-GO 50

4º Ceará 50

5º FIGUEIRENSE 48

6º Portuguesa 44

7º São Caetano 41

8º Ponte Preta 39

9º Ipatinga 39

10º Brasiliense 38

11º Bragantino 37

12º Vila Nova 36

13º Paraná 35

14º Juventude 34

15º Duque de Caxias 34

16º ABC 31

17º Bahia 31

18º Fortaleza 29

19º América-RN 29

20º Campinense 27

Perda


A música mundial perdeu esta manhã Mercedes Sosa. Em coma desde quinta-feira Mercedes sofria de uma doença hepática que acabou trazendo problemas respitratórios. A cantora foi uma das grandes vozes contra as ditaduras militares instaladas na América do Sul nos anos 60/70. Com cantores brasileiros Sosa gravou algumas composições de Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso. Sosa tinha 74 anos e será velada no Congresso Nacional Argentino.
Foto: Portal rpc.com.br

sábado, 3 de outubro de 2009

Lula reza, chora, supera Obama e dá show em Copenhague

Antonio PradaDireto de Copenhague (Portal Terra)

Cinco minutos antes do início da cerimônia de anúncio da sede da Olimpíada de 2016, o presidente Lula, que estava no hotel esperando a escalada da votação, chega ao auditório do Bella Center. Carrega um séquito de seguranças, ministros e assessores. O solene e sóbrio evento do Comitê Olímpico Internacional (COI) tinha roteiro e, se fosse qualquer outro país, seria seguido à risca. Mas lá vai Lula, roubando olhares e palmas de uma plateia que muitas vezes não demonstra qualquer emoção.

Lula senta-se na primeira fila. Nervoso e impaciente, levanta-se e tenta cruzar todo o palco, talvez para cumprimentar o companheiro José Luis Zapatero, chefe de Estado espanhol e rival nesse embate olímpico. Na mesma hora a voz do microfone anuncia: "dois minutos para começar". Lula é içado, dá uma paradinha que lembra aquela do Rubinho Barrichello no pódio. Senta novamente. Arranca gargalhadas da plateia. O protocolo se desespera. Timidamente.

Mas ainda dá tempo. Lula faz o sinal da cruz. Sentado do lado oposto, de frente, Joseph Blatter, presidente da Fifa e membro do COI, com direito a voto, não tira os olhos de Lula. Parece magnetizado. Cutuca os membros do COI ao lado. Repete o sinal da cruz de Lula, indicando a eles o gesto do presidente do Brasil. Ri. Balança a cabeça, como se dissesse que esse cara não existe. Muitos outros presentes não tiram o olhar do brasileiro.

Quando o presidente do COI, Jacques Rogge, pronuncia a palavra Rio de Janeiro e vira a placa, uma explosão de alegria do lado brasileiro. Lá está Lula pulando como um torcedor qualquer, abraçando todos, chorando como se fosse uma criança. Imediatamente tenta partir em direção à delegação espanhola. Não consegue. É bloqueado, como num jogo de futebol americano. Mas fura o bloqueio. Sob o comando de Lula, a comemoração brasileira em Copenhague vira carnaval baiano. Pipoca pura. Sem direção.

Segue a pipoca o sempre recatado escritor Paulo Coelho. "Pula, pula Paulo", incentiva uma brasileira. E Paulo pula. Lula e Pelé comemoram o gol da Olimpíada juntos, bandeira do Brasil nas costas. Juntam as lágrimas. Arrastam mais uma multidão. Lula para e faz questão de abraçar Juan Antonio Saramanch, 89 anos, ex-presidente do COI e artífice da candidatura de Madri, sentado no meio do tumulto. Dá um beijo na testa dele. Depois, segue em frente e finalmente encontra Zapatero. Trocam um forte abraço. Cochicham ao pé do ouvido, envolvidos por uma multidão, feito almôndegas.

Meia volta. Lula arrasta a turba de novo. Na contramão. Bandeira brasileira na mão. Vê Guga no caminho. "Guguinha, Guguinha. Me dá um abraço". Começa a cantoria. "Cidade maravilhosa cheia de encantos mil...". Lula agora vira puxador da alegria, seguido por Hortência, Janeth, Daiane dos Santos, Isabel Swan, César Cielo, Bernard.

Encontra Pelé de novo no caminho. Outro abração. Encorpado. A segurança vai arrastando Lula para fora do auditório, levando também alguns ministros, seguido por dezenas de câmeras. Pipoca política. Lula carrega a bandeira no ombro. Desce a escada. Já no hall inferior, desdobra a bandeira, ajudado por outras pessoas, e cria mais uma imagem que vai percorrer o mundo. Depois é carregado para uma sala.

Meia hora depois, Lula está de volta para a entrevista do vencedor. É o primeiro a sentar à mesa. Parece entorpecido. Põe os fones de ouvido, embora não tenha ninguém falando. O governador do Rio, Sérgio Cabral, chega e senta do seu lado esquerdo. Antes da entrevista acontece a cerimônia de assinatura do contrato, em outra mesa. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, levanta a caneta, como se fosse troféu. Fica de pé. Beija a caneta. Corre para Sérgio Cabral e o faz também beijar a caneta. Tenta que Lula também beije, mas Lula despista, vê a caneta e devolve-a.
Jacques Rogge parece não acreditar no que vê. Mas ainda não tinha visto nada. Lula tem Nuzman de um lado. E Sérgio Cabral de outro. Do lado de Nuzman está o presidente do COI, Jacques Rogge, impávido como Bruce Lee.

Nuzman é o primeiro a falar. Desfila elogios a Lula, Cabral e Paes. Mas foca suas palavras em Lula, que se emociona. E chora. Copiosamente. Por minutos. Estanca as lágrimas com um lenço. Encobre o rosto. Cliques de máquinas e flashes pipocam de todos os lados. Outro momento para ser espalhado pelo mundo.

Quando tem a palavra, Lula derruba o protocolo mais uma vez. Começa a falar de Jacques Rogge, que estava sem fone para seguir a tradução simultânea. Cutucado por Nuzman, põe o fone e ouve: "primeiro queria agradecer ao Jacques Rogge pelo carinho, pela gentileza. Todo mundo dizia na minha delegação: ¿mas ele não ri? Ele está sempre muito sério. Será que ele gosta de brasileiro ou não gosta de brasileiro?' E eu fico pensando muitas vezes que, no papel de presidente, a gente não pode rir. Temos que mostrar a maior seriedade". E Jacque Rogge bem que tenta, mas não segura. E ri. Lula fez o impávido Jacques Rogge sorrir.

Lula fala de Obama, brinca com a vitória sobre o presidente norte-americano. É aplaudido no auditório pelos brasileiros de plantão. Tem o nome gritado em uníssono. E continua. Diz que é amigo pessoal de Zapatero e que só não é amigo do primeiro-ministro japonês porque ele é muito novo e está no cargo "há apenas duas semanas". E que no Japão "você dá bom dia a um primeiro-ministro e boa tarde a outro, pois eles mudam a toda hora". Nova quebra de protocolo. E risos, alguns nervosos, ecoam no auditório.

Lula também começa a cutucar Jacques Rogge com o braço, quando quer falar diretamente com ele. Discreto e claramente incomodado, é ajudado por Nuzman na tarefa de conter o presidente brasileiro. Já cansado de responder e discorrer sobre os mesmos assuntos, Lula tenta terminar o discurso e levantar da cadeira. Não consegue.

Responde a mais algumas perguntas e diz que quer voltar logo para o hotel e ligar para mulher Marisa. Não sem antes deixar a ultima pérola: "Depois de 2016, vamos brigar por uma Olimpíada de Inverno", brinca com uma provocação política. Mais aplausos e Jacques Rogge avisa ao assessor de imprensa do COI que é uma boa oportunidade para encerrar a entrevista, totalmente fora de qualquer padrão olímpico. Lá vai Lula, de novo arrastando multidões, perdendo-se nos corredores do Bella Center, no dia mais feliz de sua vida, segundo suas próprias palavras. E lá vem a Olimpíada com o tempero brasileiro.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

É o Cara!

Qualquer um pode falar o que quiser, mas Lula é mesmo o cara.
Podem reclamar, podem criticar, mas Lula criou um novo Brasil; mostrou um novo Brasil. Hoje o país é referência mundial e, apesar da palestra de FHC em pról das criancinhas de Blumenau, o que ele não fez em oito anos, pois abandonou nossa cidade e agora vem pousar de bonzinho, Lula fez e faz para o nosso país; de norte a Sul. Sim, o sul, que se acha soberano também foi beneficiado pelo presidente operário. Graças a sua humildade e modernidade, Lula, o cidadão sem faculdade, deu banho naqueles que têm estudo, faculdades, PHD's e cia ltda. ELE REALMENTE É O CARA! Obama tem razão.

Candidatura de Photoshop

A apresentação da candidatura do Rio de Janeiro, hoje pela manhã, como sede das Olimpíadas de 2016 foi muito bonita.
O detalhe é que quando se passava de um bairro para o outro da cidade carioca os morros eram cobertos de vegetação (verdinhos). Não foi mostrada nenhuma favela, nenhum barraco.
Parabéns para quem editou as imagens. Foi um trabalho muito bem feito, mas infelizmente a realidade carioca não é essa. Seria mais interessante mostrar-se a realidade de nosso país. Resta a torcida para que, depois das Olimpíadas, as favelas sejam realmente reurbanizadas e que os políticos, como fez César Maia (DEM), não fique usando isso como plataforma político-partidária, já que, dias atrás, vi um comercial do partido dele dizendo que o Rio era a grande favorita para sediar os Jogos Olímpicos graças ao trabalho bem feito pelo DEM na organização do PAN. Esqueceu-se o líder democrata de falar, que o PAN só saiu graças a intensa participação do governo federal. Havia sido feita uma previsão inicial de investimentos públicos federais para os jogos e que acabaram sendo multiplicados em quase quatro vezes.
É bom sabermos e lembrarmos a verdade.

Nível do Rio Itajaí - Açú

Nível do Rio Itajaí-Açú: 4,44m - 7h

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Desfile de abertura da Oktober cancelado

O desfile de Abertura de Oktoberfest que se realizaria às 19h30 de hoje foi cancelado. Com isso a abertura nos pavilhões que estava prevista para as 22h foi antecipada para as 20h.

Nível em Rio do Sul

16:00 h - 6,74 m

Barragens

Barragem Oeste - Taió - 16:00
Montante: 17,25 m
Jusante: 4,45 m
Comportas: 2 abertas e 5 fechadas

Barragem Sul - Ituporanga - 16:00h
Montante: 26,95 m
Jusante: 1,50 m
Comportas: 3 abertas e 2 fechadas

Nível do Rio Itajaí - Açú

Nível do Rio Itajaí-Açú: 4,84m - 16h

Mortes

Nesta quinta-feira (1º), a Defesa Civil Estadual confirmou mais duas mortes em razão das chuvas dos últimos dias em Santa Catarina, totalizando três óbitos. Em Mafra, Geraldo Pansil, de 52 anos, realizava manutenção na tubulação de água de sua residência, próximo a um córrego, quando, segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi arrastado e morreu afogado, na localidade de Augusto Vitória.
O acidente foi na manhã da última quarta-feira (30), ocasião em que o nível do córrego estava alto devido à chuva na região. O corpo de Geraldo foi encontrado nesta quinta por familiares e os bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 10 horas.
Em Blumenau, Madalena Dirksen, de 56 anos, cuidava da criação de animais que possui em um rancho, na localidade rural de Testo do Salto, quando a estrutura caiu e foi arrastada para o açude. O IML esteve no local, mas ainda não confirmou a causa da morte, se por afogamento ou choque elétrico, já que havia fiação elétrica no local.
Ilhota – No Complexo do Baú, em Ilhota, segundo o coordenador Paulo Drum, famílias começam a ser retiradas devido às chuvas. No Alto e Braço do Baú, as pontes baixas já foram arrastadas pela correnteza dos rios. No Morro Azul, no Braço do Baú, 12 famílias serão retiradas nesta tarde devido à área de risco. No Alto Baú, uma família deverá ser retirada para evitar isolamento. Equipes de geólogos, enviados pelo Governo do Estado, estiveram na região para análise do solo e fizeram as recomendações.
A Defesa Civil volta a alertar a população para o risco de alagamentos e deslizamentos nos municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias. A recomendação é de não transitar em áreas alagadas e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil Municipal (199) ao perceber qualquer movimento de terra ou rocha próximo a residências.

Nível do Rio Itajaí - Açú

Nível do Rio Itajaí-Açú: 4,78m - 14h

Barragens

Mais barragens abertas. Nível em Blumenau volta a subir, mas dentro da segurança


Barragem Oeste - Taió - 13:00
Montante: 17,20 m
Jusante: 4,40 m
Comportas: 2 abertas e 5 fechadas

Barragem Sul - Ituporanga - 13:00h
Montante: 26,85 m
Jusante: 1,50 m
Comportas: 3 abertas e 2 fechadas

Barragem Norte - José Boiteux - 10h
Montante: 27,90 m
Comportas: 1 abertas e 1 fechadas

Nível do Rio Itajaí - Açú

Nível do Rio Itajaí-Açú: 4,70m - 12h

Nível do Rio Itajaí - Açú

Nível do Rio Itajaí-Açú - 8h - 4,58m

Oktoberfest abre com desfile pela XV

Primeiro desfile da 26ª Oktoberfest ocorre nesta quinta-feira, dia 01
O primeiro desfile oficial da 26ª Oktoberfest, nesta quinta-feira, dia 01, às 19h30min, vai levar o público que comparecer na Rua XV de Novembro, a um mundo de fantasia e de muita história. Com 108 atrações (ver tabela), o desfile promete muitas surpresas aos blumenauenses e turistas, com passagens de carros alegóricos, grupos folclóricos, bandas alemãs, sociedades de atiradores (Clubes de Caça e Tiro); além das tradições criações desenvolvidas, especialmente para a maior festa alemã das Américas.

Confira a programação:



1) ABERTURA DO DESFILE

Bandeiras Oficiais (Alunos da FURB)

Banda Musical EBM Machado de Assis

CARRUAGEM PREFEITO



2) A HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO

17 Imigrantes (Ellen Volmer)



3) INSTALAÇAO DO POVO CARROÇA (Ruth)

Grupo Folclórico Fundação Pró Família

Banda Nacional Primavera

Grupo Folclórico Fundação Pró Família

CARRO ALEGÓRICO INSTALAÇÃO DO POVO (Vira Lata)



4) ADAPTAÇÃO CULTURAL

Clube de Mães Pró Família

Banda da Alemanha

Grupo Folclórico Blumenstraus

CARRO ALEGÓRICO CULTURAL (Nelson)

CHOPPMOTORRAD (som)



5) RELEMBRANDO CARROS DE BOI 2 (Nelson)

Grupo Folclórico Fundação Pró Família

Banda Marcial da E.B.M. Anita Garibaldi

CARRO ALEGÓRICO PLANTIO E COLHEITA (Mari)



6) A GASTRONOMIA
Banda Nacional do Barril
Clube de Caça e Tiro Água Verde
CARRO ALEGÓRICO GASTRONOMIA (Pome)
ESSENWAGEN (som)

7) A MÚSICA
Ich Kann es Machen (UNIASSELVI)
Jabiraca (carro)
Banda Nacional Germânicos
Grupo Folclórico Badenfurt (+ dia 10 RS)
CENTOPÉIA CLASSICA
CENTOPÉIA DO CHOPE
BIERWAGEN ANIMAL (Com barris)
CARRO ALEG. GAITAS DE BOCA (Hering e 25 de Julho)

8.) A DANÇA
Oktoberkreis - FURB
Banda Nacional Cruzeiro
CHARRETE (Ninha Flor)
WURSTWAGEN – Carro da Linguiça (som)

9) AJUDANDO A CIDADE
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Banda Nacional Freunde Muzikanten
Casa da Amizade
TREM DO MOINHO (som)
SCHNAPZWAGEN (carro)
GAROTAPÉIA
LOCOPÉIA
CARRO ALEGÓRICO
BANDEIRA DOS ESTADOS (Comissão)
Carro antigo” Menino da Gaita”
Grupo Folclórico Fritz Muller
ATRAÇÕES
Banda Nacional Moacir Muzikanten
Jeep Clube de Blumenau

10) UM BRINDE A ALEGRIA
Kleine Kneipe Wagen (Vasco) (som)
Grupo do Kleine Kneipe
CARRUAGEM BELA VISTA (Arte Floral)
Sócios do Bela Vista Country Clube
Banda Nacional Stadtkapelle Blumenau
CARRO ALEGÓRICO UM BRINDE Á ALEGRIA (Vira Lata)
BBB - BICICLETA BELA BICK BAR (som)
FUSCOPTEROPÉIA EUROPÉIA 2005

11) AS TRADIÇÕES
Grupo Folclórico Kreuz der Sudens
Banda Nacional Cavalinho
Os Tulipeiros
ALFAPÉIA
CHINAPÉIA
Associação dos Clubes de Caça e Tiro
Banda Musical EBM Almirante Tamandaré
CARRO ALEGÓRICO CLUBES DE CAÇA E TIRO (Vira Lata)
BICICLETAS (som)
CHOPCICLETA (som)
BICICLETA KAMERADEN GETZ GELSLOS (som)
FAHRRADWAGEN (Bicicleta /carro) (som)
ORIGINAL FREUDE KAMERADEN (som)
CARRO DE MOLA (Fechado) (Ruth)
TRENOTAPÉIA
BABYPÉIA
CARRO ALEGÓRICO AS TRADIÇÕES (Arte Floral)
MUSIK MOTORA (som)

12) A ELES FIZERAM HISTÓRIA
Grupo crianças Tabajara
Banda Nacional Lino Orquestra
CARRO ALEGÓRICO TABAJARA
Associados do Tabajara
Banda Nacional XV Show
CARRO ALEGÓRICO TABAJARA

13) O ENCONTRO DE AMIGOS LICHT WAGEN (Bicicleta crianças)
LICHT WAGEN (som)
Grupo do Licht Wagen
Grupo da OAB
Banda Nacional Diverson
PIZZIWAGEM (som)
CARRO ALEGÓRICO O ENCONTRO DE AMIGOS (Vira Lata)
VIKINGPÉIA
CARRUAGEM CANA DE AÇUCAR
Banda Nacional Blumenthal
Clube de Caça e Tiro Fortaleza Alta (Dorow)
FREUNDWAGEN (som)

14) A FESTA
BIERWAGEN (Distribuição de Chopp)
CARRUAGEM DO EMBAIXADOR DA OKTOBER (Mari)
Banda Nacional Oktobertanzkapelle
Grupo Folclórico Freiheits
CARRO ALEGÓRICO DA RAINHA (Arte Floral)
ATRAÇÕES
Miss Blumenau (Carro antigo vermelho)
Grupo Musical São Pedro Grupo Cidade de Blumenau
Instituto Federal Catarinense
Banda Musical Energia
CARRO ALEGÓRICO VOVÔ CHOPÃO (Vira Lata)
A FANTÁSTICA FÁBRICA DO CHOPE

15) ENCERRAMENTO
Banda Nacional Society Musical
Clube de Caça e Tiro Itoupavazinha
Banda Musical EBM Francisco Lanser
CARRO ALEGÓRICO JARDIM DAS FLORES (Arte Floral)
BONDEPÉIA

Datas e horários dos Desfiles da Oktoberfest


1°/10 - quinta-feira - 19h30min

03/10 - sábado - 17h

07/10 - quarta-feira - 19h30min

10/10 - sábado - 17h

14/10 - quarta-feira - 19h30min

18/10 - domingo - 10h

Texto: Rafaella Fernandes

Barragens

Barragem Oeste - Taió - 00:00

Montante: 16,95 m
Jusante: 3,60 m

Comportas: 0 abertas e 7 fechadas

Barragem Sul - Ituporanga - 00:00h

Montante: 26,80 m
Jusante: 1,35 m

Comportas: 3 abertas e 2 fechadas

Barragem Norte - José Boiteux - 19h

Montante: 27,80 m

Comportas: 0 abertas e 2 fechadas

Nível em Rio do Sul

00:00 - 6,69 m